Um enorme paralelepípedo preenche a sala dos Passos Perdidos .
É o espaço para recordar a sátira, apelos ao voto, à consciencialização da sua importância, à força do povo e das forças armadas, com destaque para personalidades políticas e militares relevantes. Tudo é Abril, Liberdade e Democracia.
Breve explicação da sala dos Passos Perdidos
"No topo da Escadaria Nobre, a
sala dos Passos Perdidos, adjacente à sala das Sessões, funciona como o grande
centro de encontros e desencontros entre os deputados, membros do governo e
jornalistas. A sala, da autoria de Ventura Terra, foi erguida por
cima do átrio, respeitando e seguindo o traçado e dimensões deste, já por si
adaptadas ao desenho original da igreja conventual beneditina.
O teto foi construído em abóbada de berço - descarregando, nos extremos, em 4
colunas com fuste de mármore rosa, capitéis compósitos e bases de bronze
dourado -, e aligeirado e iluminado artificialmente através de uma claraboia de
ferro e vidro amarelo e rosado, lembrando as soluções adotadas pelos
arquitetos-engenheiros franceses e ingleses (muito particularmente a parisiense
Gare d'Orsay, aliás concebida pelo mestre de Ventura Terra, Victor Laloux, que
o viria novamente a influenciar no projeto do Pavilhão das Colónias, na
Exposição de Paris, em 1900).
O teto está decorado com pinturas em
dois grupos de três figuras alegóricas, um em cada uma das duas lunetas
situadas nos extremos da abóbada (a Lei, a Justiça e a Sapiência; a
Independência, a Soberania e a Pátria), respetivamente da autoria de João Vaz e
de Benvindo
Ceia.
As paredes, de mármore branco e rosa, são marcadas por
18 pilares duplos adossados, e decoradas, entre eles, com 6 painéis, pintados a
óleo sobre tela por Columbano
Bordalo Pinheiro.
O pintor, que já se havia dedicado a decorações em
edifícios públicos, tais como as do Museu de Artilharia, seguiu as exigências
da encomenda de 1921 na representação das 22 figuras da História portuguesa,
desde o séc. XIII ao séc. XIX, ligadas à política, à oratória e à administração
pública."
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