VIRIATO |
A Feira de São Mateus volta a abrir portas no domingo para mais 40 dias de animação, até 25 de Setembro, sendo, há mais de 600 anos, a grande atração de gente de todo o país a Viseu para um misto de diversão, economia e gastronomia.
A popularmente conhecida como Feira Franca de Viseu, nome que remonta a 1392, data da sua criação, e pelo qual ainda hoje muitas das populações do distrito que ali acorrem a conhecem, volta este ano a apostar em nomes fortes da música popular como grande chamariz, mas, este ano, com um recorte menos “pimba” que noutros anos.
Se Tony Carreira é o nome maior do extenso programa deste ano da Feira de São Mateus, já na segunda-feira, e os ranchos folclóricos continuam a ser presença quase permanente ao longo dos 40 dias de animação, a presença do Trigo Limpo – Teatro ACERT vai igualmente ser constante até finais de setembro, quando cai o pano da Feira Franca de Viseu.
A produção do Trigo Limpo que vai alongar-se pelos dias da feira, consiste, como o próprio grupo explica, numa “pomba gigante que vai à Feira de S. Mateus festejar e num Golpe d’Asa porá ovos de onde nascerão duas outras pombinhas”.
Os visitantes da Feira de S. Mateus, vão poder este ano assistir ao “Teatro Mais Pequeno do Mundo”, encenado por Graeme Pulleyn, que é uma roulotte onde podem presenciar espetáculos de teatro, dança e música que duram cinco minutos.
A roulotte ficará estacionada durante as 40 noites da feira, que abre domingo, e terá como vizinhos os carrosséis que todos os anos atraem milhares de miúdos e graúdos.
“Queremos fazer parte desta diversificação e contribuir de uma forma positiva para a feira, para que ela se mantenha e cresça de uma forma que faça sentido para todos”, afirmou o ator e encenador à Lusa.
Desde os comes e bebes, onde não faltarão as enguias, as farturas e o rancho à moda de Viseu, à diversão para crianças, até às provas de vinho, com permanente música nos palcos, com algumas estrelas da pop e do rock à música popular, passando pelo teatro de rua, tudo volta à Feira de São Mateus já a partir de domingo.
@Lusa
Sem comentários:
Enviar um comentário