sábado, 1 de agosto de 2015

(Opinião) Quando os presidentes nos orgulham

Quando os presidentes nos orgulham

O mandato de um Presidente da República que cessou funções prolonga-se sempre para além do seu termo. Foi assim que aconteceu e acontece com Mário Soares ou, entre outros, antigos presidentes norte americanos, Carter, Bush ou Clinton.
A sua magistratura de influência, por iniciativa própria ou dos seus países, continua-se na diplomacia internacional e em causas universais decisivas. É o que está a acontecer com Ramalho Eanes e Jorge Sampaio.
O primeiro, Ramalho Eanes, será distinguido em 25 de novembro próximo, em Manila. Receberá o “Prémio Gusi 2015” com base na sua "contribuição única para a criação de uma paz duradoura, a nível nacional e internacional, nomeadamente no conjunto dos países de língua portuguesa".
Esta distinção da Fundação Gusi Peace Prize é considerada o “Prémio Nobel da Ásia” cujo nome é uma “homenagem ao capitão Gusi, combatente da II Guerra Mundial, líder político e defensor dos direitos humanos nas Filipinas”.
O segundo, Jorge Sampaio, recebeu o “Prémio Nelson Mandela que é atribuído de cinco em cinco anos a um homem e a uma mulher que se distinguiram nas suas áreas respeitando os ideias defendidos pelo ex-presidente sul-africano”.
Assim, a sua luta pela defesa da democracia, a sua ação contra o combate à tuberculose (2006-2012), enquanto enviado especial da ONU ou o seu recente protagonismo na criação de um programa de bolsas para estudantes sírios deslocados de um país envolvido numa sangrenta guerra civil, de inelutáveis repercussões internacionais, valeram-lhe o reconhecimento público.
Lembro que ao tempo de exercício dos seus mandatos os portugueses tributaram-lhes sempre nota positiva pelos respetivos desempenho, sempre superior a 50%, contrariamente ao que acontece com Cavaco Silva. É esta a consequência pública quando os presidentes nos orgulham.

Jornal do Centro 2015.07.26

Sem comentários:

Enviar um comentário