quinta-feira, 16 de julho de 2015

No Grémio Literário, a revista Persona Mulher e Maria de Jesus Barroso

Fui ao Grémio Literário, a convite do anterior presidente da ARAlmeida Santos, na sua qualidade de escritor, e da revista Persona Mulher. 
A cerimónia   teve inicio com algumas palavras do presidente do Grémio, José Macedo e Cunha, do embaixador do Brasil, Mário Vialva, da presidente da editora Persona, Maria Lúcia D'Ávila Pizzolante, e  de Ana Paula, em representação da .presidente do Instituto Camões, Ana Laborinho, ausente no estrangeiro.
Foi feita uma homenagem a Maria Jesus Barroso com a declamação de dois poemas, um dos quais da autoria de Mário Soares. 
Maria Pizzolante explicou o papel da revista e o sentido primeiro de divulgar o papel das mulheres que marcaram a história. Na oportunidade aludiu à presença da deputada Elza Pais e ao seu trabalho na promoção e defesa do papel da mulher, na igualdade de género e combate à violência doméstica.

Nota histórica
"O GRÉMIO LITERÁRIO foi criado por carta régia de D. Maria II em 18 de Abril de 1846 – “considerando Eu que o fim dessa associação é a cultura das letras e que pela ilustração intelectual pode ela concorrer para o aperfeiçoamento moral”.
O Grémio teve entre os seus fundadores as duas principais figuras do Romantismo nacional, o historiador Alexandre Herculano (Sócio nº 1) e o poeta e dramaturgo Almeida Garrett, e ainda o romancista Rebelo da Silva, o dramaturgo Mendes Leal, e grandes personalidades da vida politica do liberalismo, como Rodrigo da Fonseca (que redigiu os estatutos), Fontes Pereira de Melo, Rodrigues Sampaio, Sá da Bandeira, Anselmo Braancamp, o futuro Duque de Loulé, e da ciência, da economia e da velha e da nova aristocracia. 
Com sedes sucessivas sempre na zona do Chiado, “capital de Lisboa”, e passando pelo célebre palácio Farrobo, o Grémio Literário instalou-se finalmente, em 1875, no palacete do visconde de Loures, na rua então de S. Francisco. 
É um edifício exemplar da arquitectura romântica de Lisboa, preservado ao longo dos tempos, com o seu jardim de 1844, único nesta área histórica da cidade, tendo recebido em 1899 grandes obras de decoração de José de Queiroz, nas salas e na varanda aberta sobre o Tejo e o Castelo de S. Jorge" (...) 



Sem comentários:

Enviar um comentário