domingo, 3 de maio de 2015

PS - Convenção distrital autárquica em Cinfães

Maria do Céu Albuquerque, secretária nacional do PS, veio, em representação de António Costa, encerrar a Convenção distrital do PS 2015. João Sobral, presidente da concelhia, e Armando Mourisco, presidente da câmara, foram os anfitriões. Coube ao primeiro e a João Tiago Henrique, presidente da mesa da Comissão Política distrital, darem início aos trabalhos.
Nas intervenções temáticas Ricardo Magalhães, ex-secretário de estado do desenvolvimento regional abordou o tema "O Douro como projeto de fomento e resposta para o desenvolvimento regional.
"O Estado das autarquias no distrito de Viseu e o contributo do PS" foi o tema dominante em que intervieram 10 autarcas convidados cabendo-me, nessa qualidade e de ex-secretário de estado da administração local, encerrar este painel.
Os testemunhos da experiência autárquica de cada um, os constrangimentos e  as oportunidades, para além de uma imagem do trabalho feito, sublinharam a uma só vós a desconsideração deste governo pelas populações a quem, durante quatro anos, encerrou serviços essenciais, afastando-as do acesso à saúde, à justiça, à educação, à mobilidade ou aos apoios sociais entre outros.
De uma forma particular e exercitando o meu espírito de síntese, sublinhei os temas que resultaram de uma reflexão conjunta com os meus colegas deputados Acácio Pinto e Elza Pais: "Compromissos programáticos autárquicos do PS (Agenda para a Década), Temas legislativos em debate, Portugal 2020 – o papel dos municípios,  A Balança comercial de Bens, Situação Financeira e Social nas autarquias e os desafios imediatos estruturantes do nosso futuro".
No encerramento falaram António Borges, presidente da Federação, Francisco Carvalho, presidente da Federação de Vila Real, José Luís Carneiro, presidente da Federação do Porto, da ANA PS e da câmara de Baião, e Maria do Céu Albuquerque, secretária nacional, representante do secretário-geral, António Costa,  e presidente da câmara de Abrantes.
Maria do Céu, traçou um quadro de mudança, sublinhou as propostas do PS e trouxe uma palavra de para o reencontro do país com a esperança e a confiança. Socorreu-se de algumas figuras da vidas pública e literária portuguesas para, por exemplo, através de Sofia ou Aquilino,  deixar mensagens de força e de ideais socialistas que devem ser fontes de mobilização e mudança. 
Fica uma última palavra de agradecimento pelo facto de Maria do Céu ter enfatizado, como autarca, as experiências que, comigo e Elza Pais, aconteceram durante o último Governo do PS. E explicou bem o porquê. E, de facto, tudo fizemos, juntos, para que todas as pessoas se pudessem sentir melhor nas suas vidas.
E sublinho este gesto, porque na vida política, infelizmente, há outros que sentiram sempre o nosso empenho e solidariedade e o melhor que conseguiram fazer, até hoje, em véspera de grandes decisões internas, foi tentar esconder a obra feita e a solidariedade recebida ou até mesmo a origem dos seus primeiros passos na vida pública.























Sem comentários:

Enviar um comentário