segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

José Junqueiro na EB2,3, Grão Vasco em Viseu -Parlamento Jovem

Dinamizei em Viseu, na EB 2,3 Grão Vasco, um debate entre as quatro listas concorrentes ao Parlamento Jovem. A responsável da iniciativa foi a professora Isabel Botelho que, conjuntamente com Dias Nóbrega, coordenou os trabalhos 
Participaram várias dezenas de alunos das listas existentes e cada equipa fez perguntas e apresentou propostas sobre o "Combate ao insucesso escolar". Esta escola pelo sucesso no trabalho desenvolvido tem sido objeto de reconhecimento público, apesar de qualquer intervenção de fundo nas velhas instalações, com mais de quarenta anos. Daí que seja necessário sublinhar o mérito de todos, sobretudo dos professores que constituem um corpo docente altamente qualificado.
Deixo, por curiosidade, alguns exemplos das ideias que foram surgindo:  Escola, alunos e pais – reforçar os laços com a família (associações de pais); acesso de todos aos manuais escolares; necessidade de intervir para que a escola tenha espaços mais adequados; referência à diminuição de recursos humanos, incluindo professores; melhor aposta no ensino profissional; estímulo à ajuda entre os alunos; como melhorar as piores escolas do país; papel do desemprego e emigração no insucesso (...) excesso na carga curricular (...)










Sem comentários:

Enviar um comentário