quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Rosa Monteiro foi a convidada pela "Diáspora" de Viseu em Lisboa

Rosa Monteiro foi falar sobre o "Mundificar", o seu mais recente projeto social, com epicentro em Viseu. Foram muitos os viseenses presentes que, para além do inestimável convívio, tiveram a oportunidade de a  ouvirem. 
Professora e investigadora, também vereadora independente na câmara de Viseu, eleita na lista do PS, foi a convidada de honra para mais um encontro da Diáspora Viseense em Lisboa, no restaurante Zambeze (Visabeira), que contou com o contributo de mais um viseense e dos seus vinhos Quinta de Lemos.
Eduardo Pinto, o grande responsável por estes qualificados encontros,  fez a apresentação curricular da oradora que naquele dia vira o New York Times citá-la a propósito da insólita de decisão do Supremo Tribunal Administrativo que reduziu em mais de 60 mil euros a indemnização a pagar a uma mulher vítima de um erro médico, por entender que o sexo não é tão importante depois dos 50 anos.
Um "insulto" a juntar à lesão sofrida, escreve o New York Times, que cita Rosa Monteiro, vice-presidente da Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres (APEM): "Este é um exemplo de como as mais altas instâncias da justiça em Portugal, além de desligadas da sociedade, insistem e persistem em negar os direitos mais básicos das mulheres que têm a obrigação de proteger".
O projeto "Mundificar" tem como alvo o diálogo intercultural e religioso entre os mais de 5 mil (i)migrantes no distrito, a comunidade portuguesa, as diversas entidades e instituições que podem dar resposta aos constrangimentos de pessoas que procuram em Portugal uma oportunidade. Só no concelho de Viseu resdidem 2000. 
Para um país de emigrantes, como foi e voltou a ser o nosso, este esforço de compreensão e integração tem particular significado ao qual acresce a realidade uma Europa a que pertencemos e que, em em 2050, poderá ter uma população ativa de apenas 25%.
O Bispo de Viseu, D. Ilídio Leandro, participará, ainda este mês, num encontro ecuménico entre todas as igrejas e todas as religiões para aprofundar esse diálogo intercultural e religioso.
No final, mais uma organização bem sucedida por onde já passaram muitas figuras de
destaque, as últimas das quais foram Sandra Oliveira e Fernando Ruas. 
No convívio,  os deputados do PS Viseu, José Junqueiro, Acácio Pinto e Elza Pais, encontraram muitas viseenses ilustres, entre as quais, o realizador, Nuno Teixeira, os irmãos Luís e Leopoldo Cunha Matos, advogado e médico, respetivamente, Benjamim Mendes Júnior, cofundador e coordenador dos Laboratórios SAPO, os professores universitários Carlos Lencastre e Virgílio Machado, o mestre em Eletrónica  e Telecomunicações, Raul Junqueiro, o jornalista Mário Rui de Castro, os advogados Calisto Melo e José António Barreiros, administradores (ANA), empresários, pilotos da TAP, entre muitos outros ... Temos de planear o próximo -:)))













Sem comentários:

Enviar um comentário