sexta-feira, 14 de novembro de 2014

(Lusa) Projeto de Resolução sobre a PSA/Citroen em Mangualde - Deputados PS Viseu

Em Portugal, o setor automóvel está sujeito a grande concorrência internacional  e a grandes movimentos de deslocalização de empresas. Ao longo dos últimos anos foram muitas as que se perderam, desaparendo milhares de postos de trabalho.

Podem destacar-se, entre outros exemplos, a Renault de Setúbal, a Opel da Azambuja (1100 colaboradores), a Johnson Control de Nelas (900), a Yazaky de Ovar (mais de 500) e Delphi da Guarda e Castelo Branco (mais de 1000)
 A PSA de Mangualde tem ao longo dos seus 52 anos de história demonstrado uma resistência que merece ser realçada e tem-se afirmado como um dos grandes ativos industriais do país  e um precioso baluarte no combate à desertificação do interior. Para além de apoios do Estado tem investido capitais próprios, mais de 30M€ só nos últimos anos.
 Atendendo  à sua enorme  importância nacional, nomeadamente pelo elevado nível de exportações que a têm colocado no top 10 das maiores exportadoras nacionais;
 E considerando a sua condição de pilar estruturante na economia regional resultante dos elevados  níveis  de emprego, direto e indireto, entendemos por bem, neste contexto, apresentar o seguinte projeto de resolução:
A Assembleia da República, reunida em plenário, delibera recomendar ao governo  o seguinte: 
  1. Que acompanhe os projetos de modernização  da empresa  no sentido  de esta se preparar para continuar a receber novos veículos no futuro, em defesa dos postos de trabalho, do direito ao emprego tecnológico no interior  e da atividade industrial da PSA – Peugeot Citroen em Mangualde
  2. 2   E que  no âmbito do novo quadro comunitário de apoios ao investimento ajude a criar melhores condições de competitividade para que esta possa continuar a resistir à forte concorrência internacional e a garantir a sua sustentabilidade.

(Lusa) "Deputados do grupo parlamentar do PS elaboraram hoje um projeto de resolução que visa chamar a atenção do Governo para a importância da manutenção e criação de postos de trabalho no Centro de Produção de Mangualde da PSA-Peugeot/Citroen.
O projeto de resolução foi elaborado pelos deputados eleitos pelo círculo de Viseu – José Junqueiro, Acácio Pinto e Elza Pais – que o querem ver discutido e aprovado em plenário da Assembleia da República.
Os socialistas pretendem que seja deliberado recomendar ao Governo “que acompanhe os projetos de modernização da empresa no sentido de esta se preparar para continuar a receber novos veículos no futuro, em defesa dos postos de trabalho, do direito ao emprego tecnológico no interior e da atividade industrial”.
No âmbito do novo quadro comunitário de apoios ao investimento, querem também que o Governo “ajude a criar melhores condições de competitividade” para que a PSA de Mangualde “possa continuar a resistir à forte concorrência internacional e a garantir a sua sustentabilidade”.
No projeto de resolução, José Junqueiro, Acácio Pinto e Elza Pais lembram que o setor automóvel em Portugal “está sujeito a grande concorrência internacional e a grandes movimentos de deslocalização de empresas” e que, nos últimos anos, “foram muitas as que se perderam, desaparecendo milhares de postos de trabalho”.
No caso da PSA de Mangualde, sublinham a resistência demonstrada ao longo de 52 anos e o facto de se ter afirmado “como um dos grandes ativos industriais do país e um precioso baluarte no combate à desertificação do interior”.
“Para além de apoios do Estado, tem investido capitais próprios, mais de 30 milhões de euros só nos últimos anos”, referem.
Atendendo à sua “enorme importância nacional, nomeadamente pelo elevado nível de exportações que a têm colocado no 'top' 10 das maiores exportadoras nacionais”, e também ao facto de ser estruturante para a economia regional, os deputados entendem que este projeto de resolução deve ser aprovado.
(...) AMF // SSS"

Sem comentários:

Publicar um comentário