domingo, 16 de novembro de 2014

AM - Alberto Ascensão - Intervém sobre "Derrama" e "IRS"

Alberto Ascensão analisou as propostas do município sobre a derrama e a participação variável no IRS, explicando as posições do PS.
"Decorrido quase um ano de expectativas sobre o compromisso que o Sr. Presidente da Câmara assumiu, de que o seu executivo faria 'um estudo para a reforma do regime fiscal municipal, de modo a torná-lo mais justo, mas também mais competitivo para as empresas e o investimento', o que é que nos traz aqui hoje nessa matéria? A continuidade, a mesma continuidade a que nos referimos há cerca de 1 ano."
"Com excepção da isenção de derrama a pequenas e micro empresas que em 2014 criassem, pelo menos 5 postos de trabalho, que mantém para o ano de 2015, o executivo a que V.ª Ex.ª preside, em matéria fiscal municipal, mais não fez do que adoptar as medidas que herdou do seu antecessor."
"Com a propalada boa situação financeira, a que acresce a que o executivo conta ver reforçada em 2015, conjugada com o previsto aumento do encaixe de IMI, esperava-se alguma coragem fiscal municipal, de facto amiga dos viseenses e atractiva para a instalação de novas empresas. Mas não. Fica tudo na mesma."
"Pese embora o Executivo Municipal preveja uma situação de tesouraria desafogada, os viseenses continuam a não vislumbrar qualquer alívio nos seus encargos fiscais por parte do município e as empresas continuam a não encontrar guarida favorável em Viseu."
"Damos o benefício da dúvida à continuidade da fórmula adoptada para aplicação da derrama em Viseu, reservando-nos para a apreciação dos seus resultados".
"A almofada financeira de que tem feito eco permitia acolher um maior benefício aos munícipes sujeitos à tributação de IRS, devolvendo-lhes uma maior percentagem daquilo que pagam. Preconizamos, como já aqui foi dito pelo meu colega de bancada, Professor António Amaro, na discussão do Orçamento e das GOP, 2,5%, a percentagem que melhor se ajustaria à qualificação de uma política fiscal amiga das famílias viseense."

Sem comentários:

Enviar um comentário