sábado, 15 de novembro de 2014

AM - (intervenção) Cristina Fonseca - "Centro Oncológico e de UCC em Viseu"

Para a Saúde, em Viseu, um Plano de Cuidados Intensivos?!
Tendo decorrido cerca de um ano de mandato, senhor Presidente, permita-me afirmar-lhe que o ano corrente não tem sido bom para aquilo a que se convencionou chamar a saúde e a qualidade de vida dos viseenses. Apesar de ser consensual, por parte de todas e de todos os deputados presentes nesta Assembleia, a vontade de transportarmos a bandeira e a ambição de “Viseu Melhor Cidade para Viver”, continuam a verificar-se um conjunto de lacunas e de problemas no campo da saúde, que têm de ser obrigatoriamente evocadas e trazidas para a agenda política desta Assembleia. Lacunas e problemas que não podem ficar condenados ao esquecimento sob pena de a política local não cumprir a sua missão essencial que é a de ir ao encontro das necessidades reais das suas gentes na procura das melhores soluções para os seus problemas.
Fazendo recurso à nossa memória, todas e todos já escutámos aqui nesta AM ser considerado vantajoso o encerramento de serviços num conjunto de concelhos limítrofes, com o argumento de que as perdas nesses concelhos se traduziam em benefícios acrescidos para Viseu.
Pois bem, agora também numa lógica de balanço, que palavra terão os mesmos a dizer sobre o facto de um conjunto de serviços e de respostas no campo dos cuidados de saúde, em funcionamento num conjunto de concelhos vizinhos e noutros distritos, se constituírem como alvo de procura pelo facto dos mesmos continuarem a ser inexistentes no nosso concelho de Viseu (apesar de sermos sede de distrito!)? Por outras palavras, que balanço se impõe fazer perante o facto dos utentes do concelho de Viseu, na situação de doente ou de familiar cuidador, se verem obrigados a recorrer aos concelhos vizinhos ou a outros distritos para poderem usufruir dos cuidados de saúde, de média ou de longa duração, de que necessitam?!
Para eles, é o tempo de vida, o combate pela vida.
Para esta Autarquia, enquanto poder Local, deverá impor-se o tempo da urgência.
O tempo da urgência para a CRIAÇÃO DE UM CENTRO ONCOLÓGICO. O tempo da urgência capaz de assegurar o direito de acesso dos nossos doentes oncológicos e seus cuidadores aos cuidados de Radioterapia (das regiões dos distritos de Viseu e Guarda). O tempo da urgência traduzido numa resposta de maior proximidade, na redução ou na extinção das penosas e prolongadas deslocações para os IPO’s e ou Serviços Oncológicos do Porto, de Coimbra e, nalguns casos, de Lisboa. 
Mais ainda! O tempo da urgência capaz assegurar a continuidade de cuidados de forma integrada, sobretudo aos nossos idosos em situação de dependência e com perda de autonomia.
Sabemos que a nível nacional somos um país que se vê confrontado com o envelhecimento da sua população, onde a esperança de vida se situa nos 76,7 anos para os homens e 82,6 anos para as mulheres (dados de 2011). E, pese embora o concelho de Viseu seja aquele que apresenta o menor índice de envelhecimento (119,2) e de idosos (27,5) e de dependência total (50,5), também não foge ao envelhecimento demográfico progressivo e à prevalência de doenças crónicas. E, nós, Grupo Municipal do Partido Socialista, entendemos que nada deverá justificar que este grupo doentes e, em particular, a nossa população viseense idosa, em convalescença e com necessidade de uma resposta de internamento temporário e de cuidados de média e/ de longa duração, se veja confrontada no momento da alta clínica hospitalar com a inexistência de uma Unidade de Cuidados Continuados neste concelho.
Senhor Presidente, senhoras e senhores Vereadores, Senhoras e senhores Deputados, se há matérias em que não nos podemos calar e que se impõe reagir e agir com veemência são estas que hoje vos trago. Estas, que, não sendo asseguradas, continuarão a aumentar o fosso entre ricos e pobres, continuarão a acentuar a exclusão social, continuarão a interferir nos cuidados e na saúde dos Viseenses e continuarão a comprometer a coesão social.
Viseu não será melhor cidade para Viver se continuar a impor que os seus concidadãos com problemas oncológicos se desloquem para Coimbra. Viseu não será a melhor cidade para viver se continuar a exigir que os seus idosos e doentes com necessidade de cuidados de média e de longa duração, recorram a Unidades de Cuidados Continuados fora do concelho de Viseu.
Permitam que vos diga o seguinte: Sei do que falo. Conheço a excelência de algumas, fundamentalmente da qualidade do serviço que prestam. Mas conheço também as implicações, os gastos provenientes das distâncias, a impossibilidade de acompanhamentos de proximidade por parte dos familiares cuidadores. A sua inexistência prejudica um grupo de doentes e dentro deste grupo, coloca ainda em maior desvantagem os mais pobres, os mais carenciados, os mais idosos, os mais incapacitados, os mais doentes, os mais desprotegidos.
Senhor Presidente, como o tempo é urgência, coloco-lhe, pois, estas duas questões:
Quando é que os viseenses poderão ver aprovado o Centro Oncológico no Centro Hospitalar Tondela Viseu?
Conhecidas as diligências que têm sido feitas, quando é que os Viseenses poderão fazer a sua convalescença no seu concelho com recurso a uma Unidade Cuidados Continuados Integrados? Fica este apelo: que a Saúde em Viseu seja sujeita a um Plano de Cuidados Intensivos!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário