Participei em Mangualde, com Acácio Pinto, na sessão de abertura do CIDEM (Centro de Inovação e Dinamização Empresarial de Mangualde) que contou com Leitão Amaro, secretário de estado da Administração Local, convidado de João Azevedo, presidente da câmara.
Esta possibilidade decorre do projeto RUCI que, com morte anunciada, ajudei a renascer, enquanto membro do Governo (2009-2011), por solicitação do presidente da AIRV, João Cotta.
Na altura o presidente da CCDR Centro, Alfredo Marques, e Ana Abrunhosa, a atual presidente, deram o impulso vital à solicitação que lhes dirigi. Como sempre, em política, às vezes a memória nem sempre está presente.
OBJETIVOS E VALÊNCIAS DO CIDEM
"O Centro de Inovação e Dinamização Empresarial de Mangualde visa o acolhimento de projetos empresariais (preferencialmente orientado para os setores da metalomecânica, logística e transportes, madeiras e minérios), bem como promover o espírito empreendedor e promover e suportar a criatividade, a criação de autoemprego e criação de valor a partir de recursos endógenos. Irá também disponibilizar condições competitivas para a retenção/captação regional de talentos.
Pretende ainda a identificação de atividades com potencial de instalação no território, tendo por base as vantagens competitivas do tecido empresarial existente, promover a atratividade e o investimento industrial, alavancando o potencial inovador das atividades existentes e dinamizar o networking entre os agentes económicos, potenciando a geração do negócio e de oportunidades de negócio.
Revitalizar a zona de intervenção do projeto, promover a atratividade e notoriedade da zona e contribuir para a afirmação de uma rede urbana que promove a criatividade e o talento e suporta o empreendedorismo, são outros dos objetivos do CIDEM.
A oferta do CIDEM integra espaço físico, suporte administrativo, apoio técnico e de gestão, suporte logístico e infraestrutura de comunicações e tutória permanente."
"Foi apresentado ontem de manhã (11 de abril),
numa conferência de Imprensa que contou com a presença de Carlos Marta,
presidente da CIM Dão Lafões, e João Azevedo, presidente da Câmara Municipal de
Mangualde, o nascimento do CIDEM - Centro de Inovação e Dinamização Empresarial
de Mangualde. Este espaço irá nascer, no âmbito do projeto RUCI Viseu | Dão
Lafões, no antigo edifício do Grémio.
Este projeto de reabilitação urbana da Câmara Municipal de Mangualde tem como parceiros a AIRV/WinCentro, Patinter SA, Felmica SA, Peugeot Citroen Automóveis Portugal SA e Sonae Indústria SA, e terá um investimento de 500 mil euros, com uma comparticipação de 85%.
Este projeto de reabilitação urbana da Câmara Municipal de Mangualde tem como parceiros a AIRV/WinCentro, Patinter SA, Felmica SA, Peugeot Citroen Automóveis Portugal SA e Sonae Indústria SA, e terá um investimento de 500 mil euros, com uma comparticipação de 85%.
O projeto da Câmara Municipal de Mangualde
corporiza um dos nós da rede de centros de acolhimento empresarial urbanos
especializados integrados no Projeto NestPolis, que inclui uma rede de espaços
e serviços destinados a acolher projetos empresariais e a promover a
iniciativa, numa lógica de especialização de cada nó, favorecendo o efeito de
integração regional e otimizando a utilização partilhada de recursos.
Ao abrigo deste projeto, Mangualde lança assim uma oferta integrada de acolhimento empresarial em espaço urbano, com gestão integrada, vocacionada para atividades centradas em serviços baseados na criatividade e novas profissões."
Sem comentários:
Enviar um comentário