quinta-feira, 3 de abril de 2014

Governo gasta 1,2 M/dia em juros de dinheiro em excesso

O Governo, através do IGCP, realizou emissões de dívida para além das necessidades do país, mas adequadas ao cenário de campanha eleitoral da maioria PSD/CDS, custe o que custar.
Há quem tente desvalorizar o facto e passar entre as gotas da chuva, mas isso é missão impossível. O conforto de tesouraria criado pelo Estado português para facilitar o regresso aos mercados, como justificou, ultrapassou as necessidades reais, mas não as eleitorais.
Assim, o Governo, depois da sucção feita aos rendimentos das pessoas fez emissões de dívida que geraram uma reserva estimada superior a 15 mil milhões de euros.
E quanto é que isso nos custa? Cerca de 435 milhões de euros em 2013, quase 1,2 milhões por dia. Quem estimou estes números foi Jorge Moreira Rato, presidente do IGCP, na comissão de finanças da Assembleia da República.

É por esta e por outras que quando o Governo diz que poupa um milhão aqui ou ali, quando corta nas pensões de reforma ou nos salários, todos o que vão sabendo destas habilidades sentem profunda indignação.

Sem comentários:

Enviar um comentário