quarta-feira, 5 de março de 2014

Autarquias - PAEL - mil milhões gastos e tudo volta ao princípio!

"Estado gastou mil ME para salvar câmaras, mas já há 30 em risco, seis em colapso total. Cerca de 30 câmaras estão à beira da rutura, pelo menos seis em situação de falência técnica, mesmo depois dos mil milhões de euros (ME) do Programa de Apoio à Economia Local para ajudar os municípios a pagar dívidas a fornecedores."

A propósito desta notícia recordo o que escrevi em 18 de novembro de 2012 - http://gotadeagua53.blogspot.pt/2012/11/autarquias-e-miguel-relvas-tapar-o-sol.html

Podem revisitar, mas deixo uma passagem: "O PAEL agora celebrado não acrescenta nada. Pelo contrário, piora, adiando o inadiável. É que a banca tinha vindo a recusar (antes da Troika) a participação nos programas existentes, com as autarquias sem retorno garantido. Lógico. Este PAEL é uma espécie de abraço mortal, uma picada de lacrau, avalizado pelo governo em nome do Estado. Não houve coragem para decidir sobre a evidencia: se o governo quer "poupanças", então esqueça "quase tudo" nas freguesias e olhe bem para algumas câmaras - e não são poucas - e decida.
As autarquias interessadas obtêm algum dinheiro (nalguns casos muito dinheiro), mas obrigam os munícipes ao esforço fiscal máximo e perdem total ou quase total autonomia. Vão pagar despesas do passado, mas não viabilizam investimentos futuros. Paga-se o calote, mas não se estimula a economia local. Não é, pois, uma alavanca, porque o dinheiro financia o conjuntural e não é estruturante, não permite continuar. Irá reiniciar-se o ciclo do endividamento."

Sem comentários:

Enviar um comentário