sábado, 22 de fevereiro de 2014

Em defesa de Cinfães - Deputados PS Viseu questionam ministro da Economia

Os deputados do PS eleitos por Viseu questionaram o ministro da Economia sobre as acessibilidades ao concelho de Cinfães, que são “um grave problema” sentido pelas populações.
Acácio Pinto, José Junqueiro e Elza Pais explicam que este concelho do norte do distrito de Viseu se insere numa paisagem de montanha, “entre o alto da Serra do Montemuro a sul e o Rio Douro a norte, e que, fruto dessa circunstância, se confronta com um grave problema de acessibilidades”.
Por isso, querem saber o que pensa o Governo sobre “as acessibilidades que se projetam para Viseu e para a área metropolitana do Porto”, nomeadamente a Estrada Nacional (EN) 225, o Itinerário Complementar (IC) 35 e a ligação à autoestrada A4.
No que respeita ao IC 35, os deputados socialistas dizem tratar-se de um itinerário que integra o Plano Rodoviário Nacional 2000, entre Penafiel e Sever do Vouga, que foi alvo “das mais diversas diligências, petições com milhares de assinaturas, lançamento de especificidades técnicas e elaboração do projeto de base no troço entre Penafiel e Castelo de Paiva”.
O que é facto é que nada mais concreto tem sido dito, pelo atual governo, às populações sobre o estado deste itinerário complementar”, lamentam.
Neste âmbito, questionam o Governo se reitera a importância da construção do IC 35 e, “caso o mesmo seja desenvolvido por troços”, qual o primeiro que será feito.
Já a EN225 “é fundamental para todo o vale do rio Paiva” e todas as populações residentes nos concelhos de Cinfães, Castelo de Paiva, Arouca e Castro Daire, sendo uma estrada “complementar e alternativa à EN 321, em dias neve, na ligação para Viseu”.
Os deputados socialistas lembram que a EN 321 é uma via “muito sinuosa” e “muito degradada”, que precisa de “uma intervenção estruturante que possa corrigir o seu traçado e requalificar o seu pavimento e sinalização”.
“Quais as obras que estão programadas para a EN 225 e qual o cronograma de desenvolvimento das mesmas”, perguntam.
Relativamente à construção da ligação à A4, consideram que se impõe que “se equacione esta via para que a acessibilidade de Cinfães à área metropolitana do Porto seja, de uma vez por todas, melhorada”.
Na sua opinião, esta ligação seria “uma das maiores ajudas ao esforço de desenvolvimento que o município de Cinfães está a efetuar no âmbito das políticas de criação de emprego e de fixação das populações”.
“A ligação de Cinfães à A4 – Barragem do Carrapatelo – Mesquinhata - Marco de Canaveses – é uma prioridade para o atual governo”, questionam os deputados.

Sem comentários:

Enviar um comentário