sábado, 19 de janeiro de 2013

(Opinião) Falta de humildade e grandeza exigida ao governo



Esta semana, na declaração política que fiz na AR, a propósito das jornadas parlamentares do PS em Viseu, relevei o enquadramento que a comunicação social teve em duas situações distintas que a citação ilustra: 
"A comunicação social pôde acompanhar as jornadas, todas as intervenções e sobre elas deram opinião, como muito bem entenderam e sem ter de pedir licença a ninguém; exatamente ao contrário do governo que, reunindo com alguns convidados amigos, fingindo uma sociedade civil virtual, fingindo discutir o que já tinham decidido em segredo com os funcionários da "Troica": cortar 4 mil milhões no Estado Social. Convidaram os jornalistas, mas na condição de não fazerem jornalismo. Assistir SIM, mas notícias NÃO. Só depois do "lápis azul". Será que Paulo Rangel já saberá disto, desta claustrofobia democrática?"
A ironia, assente na realidade dos factos, é um alerta para o caminho que, paulatinamente, o governo tenta traçar para a comunicação social não a deixando fazer opinião, mas obrigando-a a limitar essa opinião ou a escolher a do governo. É uma estratégia condenada ao insucesso.
Perante a vertigem recessiva e os alertas de Bagão Felix ou do Presidente da República no sentido de sublinharem a necessidade de uma "agenda para o crescimento e o emprego, tal como o PS tem dito, "ab initio", o governo insiste em não ver, não tem a grandeza para admitir a possibilidade de incluir os contributos de terceiros que dão vantagem ao país.
Como se disfarça isto? Com a ida aos mercados? Com a encenação do "auto da farsa", a tal comissão Marques Mendes? Com reuniões de uma "sociedade civil" escolhida a dedo? Nada disto se pode nem deve disfarçar. Nada disto responde à revisão em alta, pelo Banco de Portugal, da contração na economia e do aumento do desemprego. Estamos em condições de aceitar mais 90 mil desempregados em 2013? Resolvemos despedindo 120 mil funcionários públicos e, destes, 50 mil professores? Não, não resolvemos.
A resposta está na mudança de atitude que ponha fim à falta de humildade e grandeza exigida ao governo.
DB 2013.01.17

Sem comentários:

Enviar um comentário