sábado, 13 de outubro de 2012

INÉDITO - HOLLANDE RECEBE SEGURO NO ELISEU



Síntese - ÊXITO DIPLOMÁTICO - Miterrand e Sarkozy recebiam dirigentes da oposição em privado, mas Hollande quebrou a regra e proporcionou a António Seguro o que é próprio de um chefe de Estado.  Disse o correspondente Daniel Ribeiro António que "José Seguro, hoje, ao Eliseu, ficará para os anais do changement ("mudança", lema da recente campanha eleitoral do atual Presidente francês, François Hollande). Não é tradição, em França, que um chefe de Estado receba líderes da oposição europeia à vista de toda a gente.
--------------------------------
O anterior Presidente francês, Nicolas Sarkozy, nunca acolheu no Eliseu, que se saiba, chefes da oposição portuguesa ou de outro país europeu. No que respeita a políticos portugueses, recebia apenas, sempre com grande prazer, José Sócrates, então primeiro-ministro, que era seu amigo, apesar de ser socialista.
A visita de António José Seguro, hoje, ao Eliseu, ficará para os anais do changement ("mudança", lema da recente campanha eleitoral do atual Presidente francês, François Hollande). 
Não é tradição, em França, que um chefe de Estado receba líderes da oposição europeia à vista de toda a gente. No passado, François Mitterrand recebia o seu amigo Mário Soares em privado, mas sublinhava, com ênfase, a amizade entre ambos - convidava-o para jantares íntimos, com as respetivas mulheres, em sua casa, na rua de Bièvre, em Paris.
No entanto, hoje, o chefe do PS português foi recebido no palácio presidencial francês como apenas o foram, até agora, líderes da oposição de países como a Síria ou a Líbia.
Acolhimento VIP
António José Seguro até teve direito a falar à imprensa no pátio do Eliseu com a aparelhagem de som ligada, o que habitualmente apenas é reservado a alguns 'eleitos'!
Esta manhã, fora recebido, antes dele, Dalil Boubakeur, líder da comunidade muçulmana de França, mas este partiu sem falar a ninguém, apesar dos graves problemas da França com o terrorismo islâmico. Boubakeur saiu do palácio presidencial francês minutos antes de António José Seguro chegar, o mais longe possível dos microfones e dos fotógrafos.
Seguro não: chegou nas calmas, sorriu para as objetivas e, no fim da reunião, falou sem pressas, sublinhando a "unidade" de pontos de vista entre ele e François Hollande para combater a crise na União Europeia.
Mais do que isso, no pátio do Eliseu falou mal do primeiro-ministro Passos Coelho: "Eu luto para Portugal ter mais tempo para aplicar o programa de estabilidade, para pagar menos juros, foi isso que vim aqui dizer ao Presidente Hollande, e Passos Coelho não faz nada, deveria estar nesta luta comigo em vez de estar a levar Portugal para uma situação dramática de implosão social, eu luto, ele não faz nada", disse, em resumo.
O dirigente socialista português acrescentou ter alertado François Hollande para a gravidade da situação portuguesa e para a necessidade de mudanças na forma como a União Europeia trata os países em crise.
Lusodescendentes em todo o lado
Nesta receção a António José Seguro, só faltou o tapete vermelho no pátio do Eliseu. Mas Hollande, que não podia fazer mais neste tipo de acolhimento, ainda fez um gesto simpático suplementar para o líder socialista português.
Quem o recebeu, ao meio-dia, à chegada ao palácio, foi um luso-francês - Philippe L'Église-Costa, conselheiro para os assuntos europeus de François Hollande. O jovem e conceituado Philippe é filho de um grande defensor da cultura portuguesa em França: o seu pai é Pierre L'Église-Costa, escritor e professor no Instituto de Ciências Políticas, onde é estudante o antecessor de António José Seguro na liderança do PS...
O mundo é pequeno e os lusodescendentes estão, em França, por todo o lado! Um dia destes, dizia alguém esta manhã no Eliseu, ainda vamos ouvir Seguro dizer "mon ami Hollande"! 
Ler mais: 

Sem comentários:

Enviar um comentário