sexta-feira, 24 de junho de 2011

ANTÓNIO SEGURO - MOÇÃO - O NOVO CICLO - SÍNTESE

Pequena síntese da moção de António Seguro
António Seguro escolhe temas relevantes, tais como: Nova forma de fazer política em Portugal e no PS; novo olhar sobre a Europa; cumprir Portugal (matérias de política nacional); e ideias de abertura à participação.
Recebeu contributos de mais de 400 cidadãos.
Pretende lançar um debate interno intenso que terminará com propostas concretas para assumir, ao mesmo tempo que aparece o conceiro de "laboratório de ideias" que se materializa num corpo de debate e inovação, substituindo um Gabinete de Estudos que não funciona desde 2004.
As directas serão a forma de eleição interna que quer manter, com primárias dentro do PS realizadas apenas por eleitores socialistas.
Ao nível das eleições nacionais defende:
- uma revisão do sistema eleitoral para a Assembleia da República, aproximando eleitos e eleitores,
- e a formação de executivos homogéneos nas autarquias, com reforço do papel das assembleias municipais.
Na moção diz ainda que:
- respeitará os compromissos assumidos pelo anterior Governo com a troika ao nível da assistência financeira do Estado Português,
- e defenderá a escola, a saúde a segurança social com forte componente pública, rejeitando qualquer revisão constitucional que ponha em causa estes valores 
"Na política europeia - ponto que é muito desenvolvido na moção - António José Seguro diz que se baterá pela formação de uma política alternativa à escala da União Europeia, juntando os partidos sociais-democratas e socialistas democráticos de toda a Europa.
Na apresentação da sua candidatura, disse a este propósito que, se for eleito secretário-geral, um dos seus primeiros passos será escrever a todos os líderes europeus da sua família política para os convidar a entrar num processo de diálogo, tendo em vista a criação de uma plataforma comum do ponto de vista político."

Sem comentários:

Enviar um comentário