terça-feira, 17 de maio de 2011

OCDE ELOGIA e PASSOS COELHO APOUCA o PROGRAMA NOVAS OPORTUNIDADES e os PORTUGUESES que VOLTARAM a ESTUDAR

PASSOS COELHO E O PSD APOUCAM O PROGRAMA NOVAS OPORTUNIDADES E OS PORTUGUESES QUE DELE BENEFICIARAM

O Dr. Passos Coelho na sua postura elitista, veio agora criticar O Programa Novas Oportunidades, desvalorizando o esforço de mais de um milhão de portugueses e portuguesas em se valorizarem, tentando amesquinhar aqueles que procurando valorizarem-se, melhoram o País e contribuem para a competitividade da nossa economia.
O Dr. Passos Coelho que também teve uma segunda oportunidade para se licenciar, não tem autoridade nenhuma para criticar um programa sujeito a uma avaliação presidida por uma prestigiada figura independente e uma autoridade em ciências da educação, o Dr. Roberto Carneiro e elogiado por instâncias internacionais como a OCDE, que aqui transcrevo o seu parecer.

“OCDE ELOGIA PROGRAMA NOVAS OPORTUNIDADES”

“O bem concebido programa Novas Oportunidades está a ser implementado. (…) Na verdade, vários países na OCDE poderiam beneficiar agora da experiência de Portugal nesta área. (...) ”

O Secretário-Geral da OCDE, Angel Gurría, esteve em Lisboa, para a apresentação do Estudo Económico de Portugal 2008. De entre os vários assuntos comentados por Angel Gurría, aquele que nos merecerá mais atenção será a reflexão que fez sobre uma economia global altamente competitiva onde o capital humano é uma vantagem comparativa estratégica.
Portugal necessita de progredir significativamente nesta área. O nível educacional é baixo entre a população em idade de trabalhar e a melhoria inter-geracional tem sido lenta se internacion
almente comparada.
São necessárias reformas para desenvolver o capital humano e facilitar adaptações do mercado do trabalho num contexto em mudança.
Para encorajar a contratação de trabalhadores com contratos em regra e reduzir o desemprego de longa duração, Portugal necessita de aliviar alguma da rigidez do seu mercado do trabalho. Angel Gurría diz saber que o Governo procura formas alternativas de introduzir reformas nesta área crucial.
A OCDE saúda estes esforços; porque estão certos de que eles poderão dar um impulso significativo à produtividade de Portugal e ao progresso socio-económico.
O bem concebido programa Novas Oportunidades está a ser implementado. Proporciona novas oportunidades de aprendizagem aos jovens em risco de abandonarem a escola e oferece oportunidades a adultos com baixo nível educacional. Os resultados até à data são promissores.
Na verdade, vários países na OCDE poderiam beneficiar agora da experiência de Portugal nesta área. À medida que a escala do programa aumenta, e de forma a maximizar os seus benefícios, será crucial focalizar fortemente na monitorização contínua da implementação e na avaliação dos resultados”.
(Partilhado do Deputado Renato Sampaio)

Sem comentários:

Enviar um comentário