terça-feira, 17 de maio de 2011

INÊS CAMPOS - PROFESSORA - PRESIDENTE DA COMISSÃO DE HONRA DO PS

INÊS CAMPOS aceitou o convite que lhe dirigi para presidir à Comissão de Honra que apoia a candidatura do PS do distrito de Viseu à Assembleia da República.
Declarando-se independente, como aliás é público, explicou as razões da sua decisão as quais se prendem ao facto de acreditar na escola pública, de reconhecer a evolução da educação em Portugal e de ter confiança nos candidatos que foram propostos pelo Partido Socialista em Viseu.
O seu gesto foi de uma enorme importância, porque o trabalho que desenvolve com todos os seus colegas, alunos, pais e funcionários fez da sua escola uma das única 4 que, em 2009-2010, no país obtiveram a classificação de Muito Bom, em todos os parâmetros de avaliação
INÊS CAMPOS é licenciatura em Biologia, Mestre em Administração Escolar e realiza o Doutoramento na mesma área. Presidente/Directora do Agrupamento de Escolas Grão Vasco desde o ano escolar de 2003/2004, que tem uma frequência, aproximadamente, de 1900 alunos nas 5 escolas e nos 2 Jardins de Infância que o constituem, abrangendo o pré-escolar e os 1.º, 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico.
As suas instalaçõse físicas, com cerca de 40 anos, estão necessitadas se uma intervenção urgente, de grande significado, porque a degradação em que se encontra retira as capacidades de trabalho a toda a comunidade escolara que, não obstantem realiza um trabalho de mérito.
A autarquia, por decisão própria, não tem acordo com o Ministério da Educação, e, por isso, contrariamente a um elevado número de concelhos, não dispõe, à partida, de condições para fazer uma candidatura ao programa próprio lançado pelo Governo e de resposta imedita.
Procura, no entanto, o Governo, soluções para que, tão breve quanto possível, se possam fazer as obras inadiáveis colmatando um estao de degrdação que não dignifica o Estado, os equipamentos públicos, mas que, sobretudo, prejudica a comunidade educativa.
Não obstante, o Agrupamento que é o exemplo claro de uma escola pública, que garante a universalidade de acesso e das respostas às características dos alunos que frequentam as sua escolas.
Vale a pena conhecer a sua oferta curricular:
Tem turmas de alunos com Percursos Curriculares Alternativos, com Cursos de Educação e Formação (CEF), com Ensino Especializado da Música (protocolo com o Conservatório de Música de Viseu), uma sala Teacch (alunos autistas), um Centro de Recursos TIC para a Educação Especial (dá resposta a outras escolas/concelhos), 4 Bibliotecas Escolares/Centro de Recursos, turmas de português para estrangeiros adultos e realiza exames a estrangeiros para a obtenção da nacionalidade portuguesa;
É, ainda, escola de referência para a Intervenção Precoce para o concelho de Viseu (antes do pré-escolar – apoio a alunos em contexto familiar ou de instituições) E ESCOLA DE REFERÊNCIA PARA A CEGUEIRA E BAIXA VISÃO (apoio a alunos com esta deficiência em vários concelhos do distrito de Viseu (zona centro).
Um Agrupamento de Escolas que dá respostas a um público alvo diversificado e diferenciado, prestando um serviço educativo de qualidade, testemunhado pelas diversas avaliações realizadas pela Inspecção Geral da Educação.
Na minha intervenção, depois da saudação do Presidente da Federação, João Azevedo, sublinhei a evolução no sistema educativo sublinhando, globalmente, aspectos relevantes: 17 Novas Escolas e Centros Escolares, 21 Ampliações e Requalificações de Escolas, Pré Escolarização (2005-09)  aumentou de 94,8% para 97,4%, retenção e desistência no Básico – diminuíram de 10,6% para 6,8%, retenção e desistência no 3º e 2º Ciclos foram de 19,6% para 12,4%; 9,2% para 4,8%; a conclusão do Ensino Secundário aumentou de 65% para 82,4%, Ensino Profissional aumentou 72%, alunos-computador no Básico – relação de 7,6 para 1,1 e alunos-computador no Secundário – relação de 6,4% para 3,4%.
Tudo isto, voltei a sublinar, deve-se a uma determinação e segurança muito fortes demonstrada pelo Primeiro Ministro José Sócrates.
Ao contrário de Passos Coelho que ao ouvir Santana Castilho, na apresentação do livro do PSD para a educação, tecer fortes críticas à proposta que estava a ser feita ("que desconfiava dos professores, que não inovava"), declarando imediatamente que dava o dito por não dito e que iria modificar, José Sócrates mantém as suas decisões mesmo que, aparentemente, não sejam entendidas no seu imediato.
A verdade é que com ele temos uma escola melhor, sendo certo que é necessário e possível fazer ainda mais e, sobretudo, fazer ainda melhor.

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