domingo, 6 de março de 2011

SEIA - FEIRA DO QUEIJO - COM GOUVEIA E FORNOS DE ALGODRES

Desloquei-me a Seia, conjuntamente com o colega de Governo Rui Barreiro, Secretario de Estado do Desenvolvimento Rural e das Florestas, para a abertura oficial da feira do queijo.
A iniciativa, este ano, é uma organização conjunta de três municípios: Seia, Gouveia e Fornos de Algodres. A intenção é a de, em conjunto, ganharem dimensão e escala para promoverem a marca "queijo da serra" e o conjunto dos produtos regionais que caracterizam a economia destas autarquias.
Juntaram-se cerca de duzentos produtores, mas os muitos quiosques e tendas deixavam ver múltiplas variedades de enchidos, mel e mesmo pólen em grão (uma novidade para mim), a par de animais diversos, nomeadamente os conhecidos Cães da Serra. Artesanato variado, tendas de sabores e vinhos completavam a panóplia de produtos da região.

FILIPE CAMELO, PRESIDENTE DA CÂMARA DE SEIA
“A grande preocupação é sem dúvida nenhuma a promoção de um produto endógeno com as potencialidades que todos sabemos que tem o queijo da Serra da Estrela.” Foi assim que Filipe Camelo, presidente da Câmara de Seia, apresentou aquela que vai ser a primeira edição da Feira Regional da Serra da Estrela.
O evento é, segundo o autarca, uma verdadeira “iniciativa intermunicipal” que junta, no âmbito Comunidade Intermunicipal da Serra da Estrela (CIMSE) os municípios de Seia, Gouveia e Fornos, na organização e promoção deste certame.
“O que estamos aqui fazer é um acto tão simples como acabar com as feiras municipais do queijo da Serra”, explica Álvaro Amaro, presidente da Câmara Municipal de Gouveia e da CIMSE, tudo porque “era importante ganharmos uma escala maior, principalmente quando é preciso homenagear os produtores do queijo, os nossos pastores e de honrarmos e dignificarmos o pastor, o produtor e todas as actividades económicas que lhes estão associadas”, refere.
Assim, os três municípios uniram esforços e Seia vai ser a primeira cidade a receber Feira Regional do Queijo da Serra da Estrela. A escolha foi tomada através de um sorteio, o mesmo que ditou que a segunda edição se irá realizar em Gouveia, em 2012, e Fornos deverá receber a terceira edição, em 2013. (transcrição de: Selene Teixeira – jornal Nova Guarda)

Rui Barreiro anunciou a publicação da portaria que permite a produção de queijo da serra com meio quilo, facto que corresponde a uma expectativa antiga dos produtores e que constitui um factor de competitividade.

Deixei uma palavra de elogio aos autarcas por terem sabido unir esforços para um bem comum, sublinhando que ninguém faz nada sozinho e que o caminho se faz caminhando, juntos, para podermos chegar mais longe e mais depressa. E isso é possível mesmo quando os autarcas, como é o caso, têm opções políticas e partidárias distintas










 Comendo a famosa sopa de URTIGAS


Sem comentários:

Enviar um comentário