segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

ENCOMENDAS À INDÚSTRIA NACIONAL DISPARAM 50% EM NOVEMBRO

Eurostat

As novas encomendas à indústria europeia têm vindo a acelerar desde Agosto.

Os novos pedidos às fábricas em Portugal subiram 51,4% em Novembro, face ao ano anterior, o terceiro melhor desempenho na UE.
Em Novembro de 2010, o índice das novas encomendas à indústria cresceu 19,9% na zona euro e progrediu 18,9% na União Europeia, em comparação com igual mês de 2009, revelou hoje o gabinete de estatística europeu. Estas foram as maiores subidas desde Agosto, sendo de destacar a forte procura por bens intermédios e de capital.
Por países-membros, e em termos homólogos, os melhores desempenhos dizem respeito à Estónia (59,2%), Lituânia (56,9%) e Portugal (51,4%). Por outro lado, as subidas mais fracas verificaram-se na Dinamarca (1%) e Grécia (6,5%).
Os mesmos dados mostram que, em termos de variação mensal, as novas encomendas à indústria progrediram 2,1% nos 16 países que usam o euro e aumentaram 1,6% na UE27 em Novembro, face ao mês anterior. Este é o segundo mês em que os novos pedidos às fábricas europeias crescem.
As maiores subidas mensais foram observadas na Hungria e em Portugal, tendo as encomendas acelerado 17% e 9%, respectivamente. Por outro lado, a Letónia, Holanda, Itália e Polónia foram os únicos países onde os pedidos à indústria caíram durante esse período.

POR: - Cristina Barreto

Sem comentários:

Enviar um comentário