domingo, 31 de outubro de 2010

CONTRATO-PROGRAMA - 300 EMPREGOS - MANGUALDE

Sábado, dia 30, desloquei-me a Mangualde para celebrar com a autarquia um contrato-programa no valor de 710 000 €, valor que representa a comparticipação máxima de 60% para uma candidatura de quase 1 200 000€.
Teve como objectivo apoiar uma nova via como alternativa à que será eliminada para permitir a expansão da PSA/Citroen. Este facto permitiu desbloquear um constrangimento antigo que punha em causa a continuidade da empresa.

Neste contexto, foi possível ganhar um novo modelo, assegurar estabilidade aos cerca de 800 postos de trabalho existentes e viabilizar mais 300 que esta semana começam o seu trabalho. A resposta dada à procura internacional foi assim conseguida.
Num momento de grande exigência para a economia portuguesa, a par da crise internacional, estes novos empregos representam a vitória da persistência sobre os discursos derrotistas.

Perfazendo neste preciso dia UM ANO DE MANDATO não poderia ter existido melhor oportunidade para celebra o esforço de toda uma equipa, multidisciplinar, que está empenhada em dar o seu melhor pelo PODER LOCAL e progresso das populações.

Este foi um processo começado por Manuel Pinho, ex-Ministro da Economia, e acompanhado em permanência pelo Dr. Basílio Horta, Presidente da AICEP, e por mim, quer como Deputado, quer como Secretário de Estado da Administração Local.

O espírito empreendedor do Dr. João Azevedo, novo Presidente da autarquia, foi a chave deste sucesso. Recorrendo à atitude de uma “Diplomacia Económica Local”, que vem sendo incentivada pela Secretaria de Estado, o Dr. João Azevedo conseguiu um salto qualitativo que inaugura um novo ciclo de desenvolvimento de Mangualde.

O Dr. Carlos Marta, Presidente da CIM Dão-Lafões e da Câmara de Tondela, esteve como convidado na mesa e foi referido por mim como um dos autarcas que tem olhado para o seu município com este mesmo espírito.
Fica assim demonstrado que autarcas de partidos políticos diferentes estão à altura dos nossos dias, no sentido em que procuram a iniciativa privada em vez do esforço estatal, bem como novas empresas em vez dos serviços públicos tradicionais.

Assim se explica que estes dois concelhos sejam um exemplo para os vizinhos que se preocupam apenas com serviços do Estado e descuram as potencialidades, oportunidades e criatividade dos agentes económicos.
MANGUALDE, sob a liderança do Dr. João Azevedo, é, assim, um pólo de atracção e um exemplo de crescimento sustentado.

2 comentários:

  1. Isto é sem duvida ouro sobre azul aquando da celeração de apenas um ano de governação por parte do grande presidente João Azevedo á frente dos nossos destinos mangualdenses.Esperemos mais e grandes vitórias e coquistas dignificantes como esta.

    ResponderEliminar
  2. O Distrito de Viseu só ganhará com autarcas de fibra e com visão emprendedora. Aprecio a sua referência ao Dr. Marta, pela sua isenção em congratular-se com outro exemplo que, embora de outro quadrante político, merece e merece-nos esse reconhecimento. O meu caro Dr. Junqueiro dá, desta forma, o exemplo de como deveremos actuar: Sem facciosismos e a bem de Portugal! Para além de demonstrar como deve ser um político governamental: Aberto ao diálogo!Por outro lado, congratular-me com a actuação eficaz do Dr. João Azevedo. Assim, venceremos a apatia e desmobilização. Construiremos melhor o nosso futuro. Pena que, em Carregal do Sal, não tenhamos uma edilidade ao nível da destse dois autarcas!
    Artur Fontes

    ResponderEliminar