segunda-feira, 23 de julho de 2012

DEPUTADOS PS/VISEU VISITAM HOSPITAL E PSP DE LAMEGO

Síntese - AO NOVO HOSPITAL DE LAMEGO o governo quer retirar a cirurgia da urgência básica qualificada onde, diariamente, ocorrem 30 episódios de cirurgia. Também quer "quebrar" a contratualização que existe para todas as especilaidades nas consultas externas.  A SER ASSIM  as 80 MIL pessoas da região, quando abrir o novo hospital, terão “melhores paredes, mas piores serviços”. PORTANTO, mesmo sem transportes, terão de ir para Vila Real.
QUANTO à PSP, apesar da falta de operacionais, é assegurado um bom serviço à população, o clima é de segurança e há um excelente relacionamento com a população 


LUSA
"Os deputados do PS eleitos por Viseu mostraram-se hoje preocupados com o futuro do hospital de Lamego, devido à possibilidade do fim da atividade cirúrgica no serviço de urgência e de algumas especialidades das consultas externas.
Na sequência da proposta da Comissão de Reavaliação da Rede Nacional de Emergência e Urgência, os deputados socialistas reuniram hoje com a administração do hospital para falar sobre a prevista desativação da actividade cirúrgica neste Serviço de Urgência Básica.
Em declarações à agência Lusa, no final da reunião, o deputado socialista José Junqueiro contou terem recebido a confirmação de que, “de facto, o que está aconselhado ao Governo pelo estudo é eliminar a cirurgia" da urgência. Na entender dos deputados, esta proposta não faz sentido, porque, “em média, por dia, há 30 casos que entram na urgência e necessitam de cirurgia”.
“Ficámos preocupados, porque isso não respeita o que está contratualizado para este serviço de urgência qualificado”, frisou. Segundo José Junqueiro, a esta preocupação que os deputados já levavam, juntou-se outro problema que desconheciam.
“Na contratualização estão representadas todas as especialidades nas consultas externas, mas ficámos a saber hoje que há uma forte possibilidade de serem cortadas algumas especialidades”, criticou.
O antigo secretário de Estado disse que, “a ser assim, a população abrangida pelo hospital precisa de se deslocar para Vila Real”, o que não é fácil atendendo à falta de transportes públicos entre as duas cidades.
“A confirmar-se a eliminação da cirurgia do serviço de urgência e o corte de algumas especialidades das consultas externas, haverá um grande retrocesso”, lamentou.
Desta forma, acrescentou, quando abrir o novo hospital de Lamego, as pessoas terão “melhores paredes, mas piores serviços”. A Lusa não conseguiu obter, em tempo útil, informações da administração do hospital sobre as questões levantadas pelos deputados do PS.
Já no dia 18, os deputados socialistas José Junqueiro, Acácio Pinto e Elza Pais tinham questionado o ministro da Saúde sobre a possibilidade de perda da valência cirúrgica da urgência de Lamego.
“Em caso desta retirada, está garantido às pessoas um tempo de chegada similar ao atual a uma unidade de saúde com atividade cirúrgica? Onde?”, perguntaram."

Sem comentários:

Enviar um comentário