quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

JJunqueiro e Presidentes de Vagos, Rui Cruz (PSD), e Ílhavo Ribau Esteves(PSD) DEBATEM REFORMA

Em Vagos, a convite da autarquia, participei num debate sobre a reforma e reorganização administrativa do país, conjuntamente com Ribau Esteves (PSD), presidente da câmara de ìlhavo, Rui Cruz, presidente da câmara de Vagos (PSD) e Armando Vieira (PSD), Presidente da ANAFRE. Depois das exposições iniciais, foram vários os autarcas que intervieram. Jorge Oliveira, Pires Plácido, Dulcinia Sereno, Paulo Gil, Antónuio, Juan Carlos Martins, entre outros colocaram os seus pontos de vista. Os trabalhos foram dirigidos pelo Presidente da Assembleia Municipal de Vagos

Todos, sem excepção, criticaram as propostas do governo consubstanciadas no "Livro Verde", mas, pela segunda vez, em dois dias de debates em pontos distintos do país, os autarcas social-democratas anunciaram que o Executivo de Pedro Passos Coelho apresentará uma nova versão em Janeiro, o mais tardar, mais flexível e incorporando as modificações decorrentes das críticas que até o PSD e CDS fazem com progressiva intensidade.

Curiosamente ou talvez não, a discussão não se centrou nas freguesias, mas na reforma global que deve intervir, em simultaneo, nas finanças locais, atribuições e competências, lei eleitoral e transferência das funções de vários organismos desconcentrados do Estado para as CIM. Curiosamente ou talvez não, os presidentes de câmara também sublinharam a necessidade de realizarem idênticas transferencias das câmaras para as CIM e freguesias.

Esta evolução marca uma aproximação às teses do PS que privilegiam a reforma integrada e os critérios qualitativos na organização do território, distinguindo o que é planeamento de tudo o que é represetatividade  e organização política.






Sem comentários:

Enviar um comentário