Económico
Olli Rehn fez um ultimato de dez dias para a salvar o euro. Olli Rehn alertou hoje, em Bruxelas, à entrada para a reunião do Ecofin, que a Europa tem pela frente um"período crítico de dez dias". Este é o tempo que os líderes europeus têm para acelerar a resposta à crise de dívida. Recorde-se que no próximo dia 9 de Dezembro tem lugar uma cimeira europeia decisiva para a sobrevivência da zona euro.
O comissário dos Assuntos Económicos junta-se, assim, a várias vozes internacionais e nacionais que nos últimos dias têm alertado para o fim iminente do euro. No sábado, a prestigiada revista britânica The Economist escreveu que o euro pode colapsar dentro de semanas.
As declarações de Olli Rehn surgem um dia depois de os ministros de Finanças da zona euro (Eurogrupo) terem deixado cair a meta de um bilião de euros para o reforço do Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF) - a bóia de salvação dos países resgatados - que tinha sido prometida pelos líderes e renovaram apelos para reforçar o capital do FMI para que este possa ajudar a reforçar o FEEF.
Sem comentários:
Enviar um comentário