domingo, 3 de abril de 2011

UM DOS MELHORES DO MUNDO - MONTEMOR - CENTRO DE ALTO RENDIMENTO - UM

Sábado estive em Montemor, no Baixo Mondego, a convite do Presidente da Câmara, o social-democrata Luís Manuel Barbosa Marques Leal, para conhecer o Centro de Alto Rendimento, bem como o conceito global que associa a gastronomia da região aos eventos desportivos programados ao longo do ano e que também aconteceram neste fim-de-semana.

Canoagem, remo ou triatlo, são algumas modalidades que chamam a este complexo milhares de atletas de todo o país e, sobretudo, equipas estrangeiras que encontram aqui uma das melhores pistas mundiais, com canais de aquecimento e arrefecimento e, ainda, com capacidades de saída que, assim, evitam o canal de provas e qualquer perturbação.

Este investimento foi iniciado há cerca de dez anos sob impulso do Governo de António Guterres e com expressão consolidada, com dimensão internacional, no Governo de José Sócrates.

Tem atletas portugueses residentes, que desenvolvem normalmente as suas actividades académicas, alguns dos quais campeões mundiais. A este nível, mundial e europeu, são várias as provas já conseguidas até 2014.

Algum das principais equipas olímpicas, estrangeiras, vêm para aqui realizar os seus treinos. Inglaterra ou Munique na Alemanha são pistas de grande nível, mas que em nada têm a ver com a excelência do equipamento português de Montemor.
Fica aqui um exemplo de como uma autarquia soube olhar bem para o seu território, descobrir as suas potencialidades naturais e fazer delas uma oportunidade de desenvolvimento e de prestígio internacional de Portugal, bem como um espaço de emprego e aumento dos seus residentes.
Este dia fica também marcado pelos eventos gastronómicos enquadrados na restauração existente e com alguns Chefes de Cozinha convidados que transformam os produtos naturais - neste caso a lampreia - em novos sabores. A doçaria é, igualmente, um atracção para toda a região.

Estiveram presentes, como convidados, o Governador Civil de Coimbra, os presidentes de câmara de Vila Nova de Poiares e Ílhavo, bem como a Directora Regional da DRH.








Sem comentários:

Enviar um comentário