terça-feira, 22 de setembro de 2015

Sond (TVI,Pub,TSF) - Empate técnico com +3% de vantagem para a Coligação

Estudo revela forte bipolarização do voto, com os dois principais blocos a conseguirem 77,1% das intenções de voto. A coligação começa esta Tracking Poll com 40,1%, 3 pontos percentuais acima do PS que convence 37,1% dos inquiridos.
A projeção das intenções de voto, distribuindo um número relativamente elevado de indecisos (18,5%), foi realizada com base na "média do comportamento eleitoral dos portugueses" em eleições passadas. 
É essa projeção que revela a coligação PSD/CDS com 40,1% das intenções de voto, 3 pontos percentuais à frente do PS, que convence 37,1% dos 753 inquiridos. 
A CDU surge como a terceira força política neste estudo, com 6,3% das preferências, o Bloco de Esquerda recolhe 4% das intenções de voto, e os outros partidos 3,5%. 
Neste estudo da Intercampus, para TVI, Público e TSF, 9% dos inquiridos confessaram que vão votar branco ou nulo.
Este estudo da Intercampus para a TVI/Público/TSF é baseado em 750 entrevistas no primeiro dia (hoje) a que se juntam mais 250 inquiridos no segundo dia (amanhã). Depois, ao longo da campanha eleitoral, a essa amostra de mil inquiridos, dia a dia, são retiradas as 250 entrevistas mais antigas, e acrescentadas outras 250, mantendo a amostra no milhar de indivíduos.
Ficha técnica - O trabalhio de campo foi realizado entre 18 e 20 de Setembro, com o objectivo de conhecer a intenção de voto nas próximas legislativas. O universo é a população portuguesa com mais de 18 anos, e recenseada para votar nas próximas eleições. A amostra é constituída por 753 entrevistas, distribuídas proporcionalmente por sexo, idade e região. Foram realizadas 290 entrevistas na região Norte, 181 no Centro, 198 em Lisboa, 53 no Alentejo, e 31 no Algarve. A taxa de resposta foi de 56,7%, e para um índice de confiança de 95%, a margem de erro é de 3,5%.

Sem comentários:

Enviar um comentário