domingo, 12 de julho de 2015

Qual o país com mais 'defaults' da história? (E não, não é a Grécia)

"Um país entra em 'default' quando não consegue cumprir as suas obrigações e compromissos financeiros junto dos seus credores e, dessa forma, entra em incumprimento. A Grécia é o caso mais recente. No entanto, não é o país que mais vezes esteve perante esta situação.
De acordo com um estudo da Universidade de Harvard, citado pela Europa Press, o país que mais vezes entrou em situação de 'default' foi, nada mais nada menos, do que a Espanha. Mais concretamente, por 14 ocasiões. A maioria delas aconteceu no século XVI, por seis vezes, e no século XIX, outras seis sendo que uma delas durou 31 anos.
O estudo considera o 'default' como uma crise de dívida externa decorrente de instabilidade política, guerras e revoluções, ou por períodos de crédito barato alimentado por um aumento especulativo de empréstimos.
O ranking dos países com mais 'defaults', atualizado recentemente pela BBC, revela que a maioria dos países que mais vezes foram incapazes de pagar as suas dívidas ou foram forçados a reestruturá-la pertence à América Latina. Assim, o pódio fica completo com a Venezuela e Equador (cada um com 11 'defaults'. Logo a seguir surge o Brasil, com 10.

Depois de Espanha, o país europeu que mais vezes entrou em incumprimento foi a França - 9 ocasiões - e depois a Alemanha, 8 vezes. Até Portugal surge com cadastro pior do que o da Grécia, uma vez que Lisboa entrou em 'default' por 7 vezes, enquanto que Atenas só não cumpriu os seus compromissos em 6 ocasiões." 
(http://www.dinheirovivo.pt/Economia/interior.aspx?content_id=4658120)

Sem comentários:

Enviar um comentário