domingo, 5 de julho de 2015

Em Viseu, no Centro Histórico, nos Jardins Efémeros ... e na Alberto Sampaio

É um bom motivo para sair com a família ou amigos. Um conceito diferente que nos permite celebrar a cidade com os de cá e com todos aqueles que veem de fora e incentivamos a partilhar connosco esta semana "efémera e de jardins". Fica uma palavra especial para a Sandra Oliveira, a dinamizadora, que nos deixa uma outra: “esperança é uma palavra da qual não abdicamos.” 
"Ao longo de quatro anos o Jardins Efémeros foi crescendo sustentadamente e hoje já constitui exemplo de como ocupar espaços devolutos do centro histórico das cidades, através da cultura, conquistando não só os mais exigentes, como a população em geral. A programação tem em conta a experimentação e novas linguagens artísticas, criando pontes entre Viseu e o mundo, mas também o contexto onde se situa, a história, as pessoas e a vivência da cidade.
Nos lugares mais inusitados é possível ver exposições. Por exemplo, nos três pisos da casa Farmácia Pinto, há desenhos e fotografia de Paula Magalhães e Nicolau Tudela, ou textos, imagens de sons de Isabel Nogueira e Paulo Furtado, enquanto o magnífico espaço do antigo edifício do Orfeão é ocupado por uma exposição colectiva (André Cepeda, Miguel Palma, Gustavo Sumpta, Ghuna X, Rodrigo Areias ou Eduarto Matos), com curadoria de Miguel Von Hafe Pérez.
Descobrem-se espaços. Discute-se os centros das cidades e as reabilitações. Promove-se a cooperação. Como na feitura de Casulo, peça arquitectónica que nasceu a partir do arquitecto Álvaro Pereira e de centenas de pessoas de várias instituições da cidade, que conceberam um casulo de 14 metros de comprimento, feito de dez mil corações de origami, unidos por 500m de ferro e 1, 5km de lã. Uma peça visível por dentro e fora. A ideia, segundo Pereira, é mostrar que podem acontecer metamorfoses dentro das pessoas. (Excertos do texto de )"


No Centro Histórico, da responsabilidade de Sandra Oliveira











Na Alberto Sampaio, da responsabilidade dos lojistas
Aqui fica uma palavra para a organização dos lojistas na avenida Alberto Sampaio que se juntaram, com programa próprio, criativo, dinâmico, e que, ontem, teve o seu ponto alto com um desfile de modas.







Momentos da noite global de 4 de julho


Sem comentários:

Enviar um comentário