terça-feira, 30 de junho de 2015

Em Mortágua numa jornada dedicada às políticas sociais

A convite da presidente da concelhia, Alcina Saraiva, fui a Mortágua com o deputado Acácio Pinto, o presidente da Federação António Borges,  e o presidente da Concelhia de Mangualde, Marco Almeida, visitar equipamentos sociais, falar com os seus responsáveis e terminei a tarde na sede do PS onde decorreu uma reunião.
A primeira reunião decorreu na UCC da Sta Casa da Misericórdia, com o Provedor e a sua direção, visitámos as obras em curso; depois fomos ao Lar Residencial e Centro de Atividades Ocupacionais da Santa Casa da Misericórdia de Mortágua, para Pessoas Portadoras de Deficiência. Resultou de uma candidatura apresentada ao  POPH, que financiou 90% do valor da candidatura. A obra foi adjudicada pelo valor de 1.280.250,00 euros, sem contar com o apetrechamento. Visitámos ainda a oficina ocupacional que está instalada numa antiga escola primária que foi desativada
A seguir visitámos o Centro de Apoio Social da Fundação Balmar na Marmeleira onde fomos recebidos pelo presidente da direcção, Eurico Tomás. O Centro Balmar funciona com as valências de Lar, Centro de Dia e Apoio Domiciliário, abrangendo as freguesias da Marmeleira, Cercosa, Cortegaça e Trezoi.
Finalmente, durante duas horas, reunimos com os militantes e simpatizantes do PS e a nova presidente da Concelhia, Alcina Saraiva que comigo fez equipa no último secretariado da Federação Distrital, há cinco anos. 
Da análise da situação política local, emerge o património que o PS, como Governo e como câmara, fez acontecer em Mortágua, na saúde, educação, políticas sociais, mobilidade, cultura, proteção civil, entre outros, de que ressalvo a política de proteção da floresta, com mais de 3 mil quilómetros de caminhos florestais, pontos de água, dispositivos de primeira intervenção, que foi objeto de reconhecimento nacional e que tem a assinatura de Afonso Abrantes e as suas equipas.







Sem comentários:

Enviar um comentário