terça-feira, 23 de junho de 2015

(DN) Empresa pública gasta 130 mil euros em festa de luxo

(À tripa forra, diria Aquilino) Infraestruturas de Portugal, que resulta da fusão da Estradas de Portugal e da REFER, foi apresentada com pompa e circunstância aos funcionários no dia 5 de junho.
Terá sido por iniciativa do conselho de administração da Infraestruturas de Portugal, a empresa que resulta da fusão da Estradas de Portugal e da REFER - criada pelo Governo com o objetivo de racionalizar custos - que se realizou a festa do passado dia 5 de junho. O evento, cujo objetivo era apresentar aos funcionários das empresas fundidas a nova marca, contou com cerca de 1300 convidados e terá custado aos cofres do Estado cerca de 300 mil euros, em despesas diretas e indiretas, noticia hoje o Jornal de Notícias.
Parte das despesas do evento, diz o JN, está disponível no portal Base, onde é possível verificar que a antiga Estradas de Portugal fez vários ajustes diretos com vista à organização da festa. 
Destaca-se um de 85 mil euros (com IVA), feito à sociedade Deep Step Consultores de Comunicação e Relações Públicas.
Um outro, para "produção de telas publicitárias", custou 17 547 euros. 
O "lanche buffet" foi adjudicado à Maria Papoila - Sociedade de Comidas e Bebidas, Lda., que pediu 22 mil euros. 
No total, foram 124 mil euros, aos quais se somam os custos indiretos que decorrem da dispensa dos funcionários para assistirem à festa. O JN multiplicou 1300 - o número de convidados na festa - por 131 euros, o custo médio em dia útil de um funcionário da REFER ou da Estradas de Portugal, sendo que o valor final ultrapassa os 170 mil euros. Tudo somado, a festa ficou por cerca de 294 mil euros ao erário público. A este valor acrescem ainda as despesas com transporte dos funcionários, que foram asseguradas pela Infraestruturas de Portugal, em comboio ou autocarro da empresa.
Quem não esteve presente criticou o despesismo e, segundo o JN, a dimensão política da festa, descrita como se fosse "um comício". Questionada também foi a atuação de Francisco Menezes, humorista contratado para animar o evento, e cuja sessão de mais de meia hora foi "desadequada", a "roçar o ordinário", segundo relatos de funcionários da empresa.
A Infraestruturas de Portugal já tinha sido apresentada aos quadros em sessão comemorativa no dia 1 de junho, numa cerimónia onde esteve presente o secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, e que não teve custos para a empresa.


Sem comentários:

Enviar um comentário