sexta-feira, 22 de maio de 2015

(Opinião DV) As melhores decisões sobre a PSA/Citroen em Mangualde

As melhores decisões sobre a PSA/Citroen em Mangualde

Esta semana, na comissão de Economia da Assembleia da República, em nome do grupo parlamentar, fiz a defesa do projeto de resolução, apresentado pelos deputados do PS Viseu, que “Recomenda ao governo o acompanhamento dos projetos de modernização da PSA – Peugeot Citroen em Mangualde.
Ciclicamente, todos os sete anos (e já lá vão 52), a empresa enfrenta o desafio de conseguir um novo ou novos modelos para a sua linha de produção. Isso implica inovação e modernização, qualificação de recursos humanos, fundos próprios e europeus, mas também políticas nacionais e locais que permitam diminuir custos de contexto, nomeadamente os do espaço disponível, da eletricidade e transporte.
A não ser assim o desfecho poderia ser aquele que levou ao encerramento de outras empresas do ramo e das quais destaco: “(…) a Renault de Setúbal, a Opel da Azambuja (1100 colaboradores), a Johnson Control de Nelas (900), a Yazaky de Ovar (mais de 500) e Delphi da Guarda e Castelo Branco (mais de 1000)”.
Para compreender melhor estas preocupações recordo aqui os alertas de Carlos Tavares, o português que é o atual “Chairman of the Managing Board” PSA/Citroen, quando recentemente veio a Portugal:
“Alertava o Governo para os custos elevados da eletricidade (40% acima dos valores praticados em França para outras empresas do grupo) como fator crítico para o sucesso e para a continuidade da empresa de Mangualde.
Alertava para “uma problemática com o tipo de ligação ferroviária necessária ao transporte dos nossos carros que seguem para exportação e que correspondem a mais de 93% da produção", (…) explicando que era urgente a eletrificação das linhas de comboio que fazem a ligação ao porto de Vigo.
Na altura, “vários analistas viram nestas declarações do homem forte da PSA um pretexto para encerrar de vez a produção em Portugal, após a supressão do terceiro turno em meados de 2014”.
Ora, como noticia um conhecido semanário, a PSA de Mangualde "acaba de apresentar uma candidatura na AICEP" para um novo investimento” conforme divulgou o ministro da Economia” que, em fevereiro de 2014, acompanhei numa visitou à empresa. “Pretende investir €48 milhões na área da inovação e também para acolher a produção de um novo modelo automóvel”.
É este o contexto global – e não apenas a candidatura - que justifica a iniciativa do PS na Assembleia da República e que foi acompanhada pelos diferentes grupos parlamentares, convergência que saúdo e que respalda a necessária intervenção do Governo.
Esperamos, pois, do ministro da Economia, no que lhe diz respeito, o bom acolhimento e as melhores decisões sobre a PSA/Citroen em Mangualde.
 DV 2015.05.20

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