sábado, 9 de maio de 2015

Miguel Claro: Astrofotógrafo português responsável pela imagem de hoje da NASA


O astrofotógrafo oficial da Reserva Dark Sky AlquevaMiguel Claro, foi hoje reconhecido num dos sites mais prestigiado de astronomia e fotografia do mundo, o Astronomy Picture of the Day, da NASA, devido a uma nova técnica fotográfica por ele desenvolvida na Reserva Dark Sky Alqueva, em Portugal.

Esta técnica permite demonstrar, numa imagem real, o movimento de Precessão do Planeta Terra, revelando, num rasto das estrelas inédito, aquela que será a próxima Estrela Polar dentro de 12.000 anos, a estrela Vega.

“Se a sua câmara está pronta agora, não precisa de esperar 12.000 anos para que a Vega seja a Estrela Polar”, explica a NASA. “Vejam esta demonstração engenhosa do rastro das estrelas contemporâneos vs os rastos das estrelas do ano 14.000. Ambas foram fotografadas em Abril na Reserva Dark Sky, no Alqueva”.

“Depois de muito pensar, descobri como poderia [desenvolver] o que acredito que é uma nova técnica astrofotográfica nunca antes tentada”, explica Miguel Claro no seu site. “Assim, posso mostrar, em tempo real, o céu a rodar sobre outra estrela, simulando o deslocamento do eixo da Terra, mesmo estando dentro da nossa Terra”.

Ao Green Savers, Miguel Claro explicou ser “um enorme prazer” ver o seu trabalho reconhecido “por dois astrónomos profissionais da NASA”. “[Eles] têm a difícil tarefa de decidir, entre dezenas de imagens de todo o mundo que diariamente lhes chegam – muitas delas feitas por observatórios profissionais – qual a realmente interessante”, explicou.

De acordo com o astrofotógrafo, esta imagem “tem de conter uma componente fotográfica muito apelativa”, mas também um “conteúdo científico e que se traduz numa vertente educativa”.

Ontem, um artigo publicado no site de notícias norte-americano Spaceweather.com, pelo astrónomo Tony Philips, explicou a técnica. Também o site de Miguel Claro tem a explicação para esta técnica, assim como o respectivo time lapse

Sem comentários:

Enviar um comentário