segunda-feira, 18 de maio de 2015

(Lusa) PS propõe que Governo acompanhe projeto de modernização da Citroen Mangualde

O PS vai levar à discussão e votação no Parlamento um projeto de resolução que recomenda ao Governo o acompanhamento dos projetos de modernização da Citroen de Mangualde, disse à Lusa o deputado José Junqueiro.

De acordo com o deputado socialista José Junqueiro, é fundamental que o Governo dê todo o apoio à modernização da PSA Peugeot Citroën de Mangualde, "nomeadamente naquilo que são os fundos comunitários que estão à disposição".
"Esperamos reunir o consenso de todas as bancadas parlamentares, na justa medida que a PSA Peugeot Citroën de Mangualde é uma empresa estratégica para a região, mas também para o país", alegou.
Na quarta-feira será discutido e votado no Parlamento o projeto de resolução n.º 1158/XII/4.ª, apresentado pelos deputados socialistas José Junqueiro, Acácio Pinto, Elza Pais, eleitos pelo círculo de Viseu.
Este projeto de resolução do PS recomenda ao Governo o acompanhamento dos projetos de modernização da Citroen de Mangualde, lembrando que o setor automóvel em Portugal "está sujeito a grande concorrência internacional e a grandes movimentos de deslocalização de empresas".
"Ao longo dos últimos anos foram muitas as que se perderam, desaparecendo milhares de postos de trabalho. Podem destacar-se, entre outros exemplos, a Renault de Setúbal, a Opel da Azambuja (1.100 colaboradores), a Johnson Control de Nelas (900), a Yazaky de Ovar (mais de 500) e Delphi da Guarda e Castelo Branco (mais de 1.000)", justificam.
No entender do deputado socialista, o projeto de modernização da Citroen de Mangualde serve para que a empresa se prepare para "continuar a receber novos veículos no futuro, mantendo e criando novos postos de trabalho".
No projeto de resolução, o PS recomenda ainda que o Governo, "no âmbito do novo quadro comunitário de apoios ao investimento, ajude a criar melhores condições de competitividade para que esta possa continuar a resistir à forte concorrência internacional e a garantir a sua sustentabilidade".
 
Memória - Fevereiro de 2014
"A convite do eng. Elisio Oliveira, José Junqueiro esteve com o ministro da Economia, Pires de Lima, que foi a Mangualde visitar - e bem - uma empresa de sucesso, a PSA/Citroen. 
Desde 2009 que as vendas têm vindo a subir. São dirigidas à exportação em 95%. A empresa tem garantido, ao longo dos anos, um emprego médio direto de 1200 pessoas, com aumentos salariais progressivos. Todos os anos está a aumentar as contribuições para o Estado e não tem problemas de liquidez.
Em 2008/09 a intervenção do Governo do PS permitiu ultrapassar um dos momentos mais delicados da empresa que, nesse contexto, viria a conseguir pôr a trabalhar  um terceiro turno (cerca de mais 300 pessoas). A produção esperada este ano pode vir a atingir as 300 viaturas diárias.
O "velho" problema - conseguir mais  espaço para expansão - foi resolvido através de contrato-programa celebrado entre a autarquia, presidida por João Azevedo, e por José Junqueiro, enquanto secretário de estado da Administração Local. 
A Administração e osfuncionários têm demonstrado capacidade e competência para manterem, ao longo de cinquenta anos,  a produção e a qualidade do emprego, fator social e economicamente relevante para a região e para o país. Parabéns."
CMM // SSS

Sem comentários:

Enviar um comentário