terça-feira, 19 de maio de 2015

Deputados PS Viseu saúdam o reconhecimento de "Grão Vasco" como museu "Nacional"

"Museu Nacional de Grão Vasco" - Foi publicado ontem,18 de maio, em DR, o despacho 5123/2015 que requalifica como "nacional" o museu Grão Vasco em Viseu. Era um anseio antigo de toda a comunidade ao qual os deputados do PS deram voz, desde há anos, contrapondo-se ao silêncio de outros.
O impulso firme de Agostinho Ribeiro, o novo diretor, conhecedor e experiente, com créditos pessoais reconhecidos que, por exemplo, os museus de Lamego ou do Douro podem testemunhar, foi decisivo neste projeto. 
Todos os cidadãos e autoridades locais que com a sua assinatura, em documento de intenção, comum, exprimiram o seu apoio a esta ambição estão de parabéns, facto que é extensivo a toda a região e se transforma num passo importante para a cultura nacional e o êxito de um dia Viseu ter o seu centro histórico reconhecido como património da humanidade.
Lembro que foi durante do governos do PS que foi decidido e realizado o enorme investimento que permitiu projetar no futuro e dar uma nova dimensão ao Museu de Grão Vasco, atitude que seria replicada ao lado, na Sé de Viseu.
O projeto de resolução (http://gotadeagua53.blogspot.pt/2015/02/deputados-ps-querem-que-museu-grao.html) apresentado na AR pelos deputados do PS, José Junqueiro e Elza Pais, elaborado e coordenado por Acácio Pinto, tornou-se agora realidade por, finalmente, o Governo ter decidido nesse sentido, atitude que se sublinha com apreço.
Recordo ainda o interesse manifestado pelos responsáveis políticos do PS Viseu (fevereiro 2015) "Por iniciativa de Adelaide Modesto, presidente da Concelhia de Viseu do PS, os deputados na AR, José Junqueiro e Acácio Pinto, e os deputados municipais, Ribeiro de Carvalho, Alberto Ascensão e Pedro Baila, reuniram com Agostinho Ribeiro, diretor do museu, para dar a conhecer o projeto PS que reivindica a reclassificação em NACIONAL do museu de Grão Vasco


Sem comentários:

Enviar um comentário