quarta-feira, 20 de maio de 2015

Comunicado de Imprensa - AR - Aprova projeto PS sobre a PSA/Citroen

A Comissão de Economia da Assembleia da República decidiu acompanhar o PS no Projeto de Resolução n.º 1158/XII/4.ª, apresentado pelo deputado José Junqueiro, que “Recomenda ao governo o acompanhamento dos projetos de modernização da PSA – Peugeot Citroen em Mangualde.

José Junqueiro (PS), no final da apreciação, agradeceu os contributos dos parlamentares Hélder Amaral (CDS), Nuno Matias (PSD), Bruno Dias (PCP) e Mariana Mortágua (BE) e referiu estarem agora reunidas todas as condições para que o Governo, com este respaldo parlamentar, possa decidir sobre as questões inseridas no projeto de resolução e explicitadas na seguinte síntese argumentativa:

Todos os 7 anos (e já la vão 52) a PSA tenta vencer o desafio de conquistar um novo modelo para produção. Em 2015 a PSA está a tentar ganhar de novo a oportunidade de continuar como empresa, e empresa de referência.

Em fevereiro de 2014 o ministro Pires de Lima, em visita à PSA Mangualde, que acompanhei, teve ocasião de compulsar e ver com interesse esta realidade.

Nestas duas décadas os sucessivos Governos tiveram um papel relevante na manutenção e vitalização da empresa, que sempre foi devidamente retribuído pela administração e os trabalhadores da PSA Mangualde prosseguindo lógicas de investimento que assegurassem o futuro financeiros da unidade industrial e, paralelamente, os postos de trabalho fundamentais ao equilíbrio social e ao estímulo económico da região.

Nessas funções, de governo, eu próprio tive oportunidade, conjuntamente com o presidente da autarquia, de resolver o problema do aumento de espaço para expansão da PSA que colocava uma séria ameaça de deslocalização para Vigo.

Por outro lado, a perda de postos de trabalho no setor obriga a uma atenção permanente. Exemplificando: a Renault de Setúbal, a Opel da Azambuja (1100 colaboradores), a Johnson Control de Nelas (900), a Yazaky de Ovar (mais de 500) e Delphi da Guarda e Castelo Branco (mais de 1000)

Outros problemas requerem uma intervenção estratégica e destaco as observações de Carlos Tavares, o português atualmente presidente da multinacional PSA/Citroen:

1.    “Alertava o Governo para os custos elevados da eletricidade (40% acima dos valores praticados em França para outras empresas do grupo) como fator crítico para o sucesso e para a continuidade da empresa de Mangualde

2.   
"Há uma problemática com o tipo de ligação ferroviária necessária ao transporte dos nossos carros que seguem para exportação e que correspondem a mais de 93% da produção", (…) explicando que era urgente a eletrificação das linhas de comboio que fazem a ligação ao porto de Vigo.

3.    "Não é só a maior eficiência de transporte que conta, pois também se trata de ter um transporte mais ecológico e mais limpo do que o assegurado por camiões" (Expresso)

Na altura, vários analistas viram nestas declarações do homem forte da PSA um pretexto para encerrar de vez a produção em Portugal, após a supressão do terceiro turno em meados de 2014.

Aproveito para explicar que a questão dos turnos é mal compreendida.
Dois turnos são uma estrutura laboral normal para todas as empresas congéneres. Um terceiro turno existe em função da procura pontual. É o que também se verifica nesta empresa.

Ora, a PSA de Mangualde "acaba de apresentar uma candidatura na AICEP" para um novo investimento” conforme divulgou o ministro da Economia.
Pretende investir €48 milhões na área da inovação e também para acolher a produção de um novo modelo automóvel.

A fábrica portuguesa da PSA encontra-se a produzir os veículos comerciais Citroën Berlingo e Peugeot Partner, sendo natural e fundamental, do ponto de vista estratégico, que a empresa possa captar a produção de outro modelo automóvel.

É neste contexto que surge este projeto de resolução, subscrito pelos deputados José Junqueiro, Acácio Pinto e Elza Pais, cuja aprovação, por todos, corresponderia a um sinal de confiança transmitido à PSA/Paris e à PSA/Mangualde ao qual este governo, tal como os anteriores não deixaria – como os indicadores conhecidos fazem prever – de acompanhar interessadamente. E daí o conteúdo final do texto que recomenda ao Governo:

1.    Que acompanhe os projetos de modernização  da empresa  no sentido  de esta se preparar para continuar a receber novos veículos no futuro, em defesa dos postos de trabalho, do direito ao emprego tecnológico no interior  e da atividade industrial da PSA – Peugeot Citroen em Mangualde.

2.    E que  no âmbito do novo quadro comunitário de apoios ao investimento ajude a criar melhores condições de competitividade para que esta possa continuar a resistir à forte concorrência internacional e a garantir a sua sustentabilidade.


Gabinete de imprensa do GP PS

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