A
Comissão de Economia da Assembleia da República decidiu acompanhar o PS no Projeto de Resolução n.º 1158/XII/4.ª, apresentado pelo deputado José
Junqueiro, que “Recomenda ao governo o
acompanhamento dos projetos de modernização da PSA – Peugeot Citroen em
Mangualde”.
José Junqueiro (PS), no final
da apreciação, agradeceu os contributos dos parlamentares Hélder Amaral (CDS),
Nuno Matias (PSD), Bruno Dias (PCP) e Mariana Mortágua (BE) e referiu estarem agora
reunidas todas as condições para que o Governo, com este respaldo parlamentar,
possa decidir sobre as questões inseridas no projeto de resolução e
explicitadas na seguinte síntese argumentativa:
“Todos os 7 anos (e já la vão 52)
a PSA tenta vencer o desafio de conquistar um novo modelo para produção. Em 2015 a PSA está a tentar ganhar de novo a oportunidade de continuar
como empresa, e empresa de referência.
Em fevereiro de 2014 o
ministro Pires de Lima, em visita à PSA Mangualde, que
acompanhei, teve ocasião de compulsar e ver com interesse esta realidade.
Nestas duas décadas os
sucessivos Governos tiveram um papel relevante na
manutenção e vitalização da empresa, que sempre foi devidamente retribuído pela
administração e os trabalhadores da PSA Mangualde prosseguindo lógicas de
investimento que assegurassem o futuro financeiros da unidade industrial e,
paralelamente, os postos de trabalho fundamentais ao equilíbrio social e ao
estímulo económico da região.
Nessas funções, de governo,
eu próprio tive oportunidade, conjuntamente com o presidente da autarquia, de
resolver o problema do aumento de espaço para expansão da PSA que colocava uma
séria ameaça de deslocalização para Vigo.
Por outro
lado, a perda de postos de trabalho no setor obriga a uma
atenção permanente. Exemplificando: a Renault de Setúbal, a Opel da Azambuja
(1100 colaboradores), a Johnson Control de Nelas (900), a Yazaky de Ovar (mais
de 500) e Delphi da Guarda e Castelo Branco (mais de 1000)
Outros
problemas requerem uma intervenção estratégica e destaco as observações de Carlos
Tavares, o português atualmente presidente da multinacional PSA/Citroen:
1. “Alertava o Governo para os
custos elevados da eletricidade (40% acima dos valores praticados em França
para outras empresas do grupo) como fator crítico para o sucesso e para a
continuidade da empresa de Mangualde
2.
3. "Não é só a maior eficiência de transporte que conta, pois também se trata de ter um transporte mais
ecológico e mais limpo do que o assegurado por camiões" (Expresso)
Na altura, vários analistas
viram nestas declarações do homem forte da PSA
um pretexto para encerrar de vez a produção em Portugal, após a supressão do
terceiro turno em meados de 2014.
Aproveito para explicar
que a questão dos turnos é mal compreendida.
Dois
turnos são uma estrutura laboral normal para todas as empresas congéneres. Um
terceiro turno existe em função da procura pontual. É o que também se verifica
nesta empresa.
Ora, a PSA de Mangualde
"acaba de apresentar uma candidatura na AICEP" para um novo
investimento” conforme divulgou o ministro da Economia.
Pretende
investir €48 milhões na área da inovação e também para
acolher a produção de um novo modelo automóvel.
A fábrica portuguesa da PSA encontra-se a produzir os
veículos comerciais Citroën Berlingo e
Peugeot Partner, sendo natural e fundamental, do ponto de vista
estratégico, que a empresa possa captar
a produção de outro modelo automóvel.
É neste
contexto que surge este projeto de resolução, subscrito pelos deputados José Junqueiro, Acácio Pinto e Elza Pais, cuja aprovação, por todos,
corresponderia a um sinal de confiança transmitido à PSA/Paris e à
PSA/Mangualde ao qual este governo, tal como os anteriores não deixaria – como
os indicadores conhecidos fazem prever – de acompanhar interessadamente. E daí
o conteúdo final do texto que recomenda ao Governo:
1. Que acompanhe os projetos de modernização da
empresa no sentido de esta se preparar para
continuar a receber novos veículos no futuro, em defesa dos postos de trabalho,
do direito ao emprego tecnológico no interior e da atividade industrial
da PSA – Peugeot Citroen em Mangualde.
2.
E que
no âmbito do novo quadro comunitário de apoios ao investimento ajude a
criar melhores condições de competitividade para que esta possa continuar a
resistir à forte concorrência internacional e a garantir a sua
sustentabilidade.”
Gabinete de
imprensa do GP PS
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