domingo, 10 de maio de 2015

Combustíveis: desde janeiro subiram 25cts a gasolína e 14cts o gasóleo

O Governo tem uma campanha para vender a ideia de "descida" de combustíveis. É tudo exatamente o contrário. Nunca subiram tanto. Bateram o recorde dos últimos 11 anos. Desde janeiro de 2015, um depósito de 60 l de gasolina custa mais 17,6€ e o de gasóleo mais 11€. Este é o preço "low cost" da última medida do Governo para baixar os combustíveis. Há, na gasolina, 40% de impostos.

"O preço da gasolina já subiu 25 cêntimos desde o início do ano. É o maior aumento desde que o mercado foi liberalizado.
O preço médio do litro de gasolina em Portugal está actualmente nos 1,536 euros. Mais 24,8 cêntimos por litro face à última semana de Dezembro do ano passado. Ou seja, encher o depósito com 60 litros de gasolina 95 custa hoje mais 17,6 euros do que há quatro meses atrás. É o maior aumento do preço da gasolina desde que o mercado de combustíveis foi liberalizado (em Janeiro de 2004).
Seguindo o mesmo raciocínio para um depósito de gasóleo chega-se a um acréscimo de 11 euros por fornecimento - mais 14 cêntimos por litro face à última semana do ano passado - o que representa o segundo maior aumento dos últimos 11 anos. E se recuarmos a 2004, as diferenças são ainda mais acentuadas: o gasóleo aumentou 84% desde a liberalização do mercado, enquanto o preço da gasolina subiu 60% em 11 anos.
Como exemplo, um condutor que, em Janeiro de 2004, fizesse a viagem de ida-e-volta Lisboa/Algarve, num total de 600 km no seu carro a gasolina (com um consumo médio de 7 litros aos 100km) gastaria 39,90 euros para abastecer os 42 litros necessários; hoje teria de desembolsar quase 64 euros. Se o carro fosse a gasóleo, para pôr os mesmos 42 litros de combustível seriam necessários hoje 54 euros, contra apenas 29,4 euros há 11 anos.
De acordo com o último relatório de Bruxelas, depois de impostos, o preço médio da gasolina 95 octanas praticado em Portugal é o oitavo mais caro em toda a UE. Já o gasóleo ocupa a 15ª posição entre os 28 países do espaço comunitário. 
Os mesmos dados mostram que a carga fiscal representa quase metade do preço final do gasóleo, o combustível mais consumido em Portugal. Na gasolina, o peso dos impostos é de 40% do preço pago pelos automobilistas." (in Económico)

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