quinta-feira, 16 de abril de 2015

Acácio Pinto preside à apresentação do livro Ramada Curto, de Luís Farinha

Acácio Pinto, em representação da presidente da AR, presidiu à sessão de apresentação do livro "Ramada Curto, Republicano, Socialista e Laico" de Luís Farinha que conjuntamente com o historiador António Ventura formavam a mesa.
"Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, foi Advogado, Jornalista e Escritor, tendo-se envolvido cedo na propaganda republicana. Após o 5 de Outubro, exerceu o cargo de Deputado à Assembleia Constituinte de1911, manteve assento na Assembleia Nacional da I República, além de funções no Governo, como a de Ministro das Finanças a 30 de Março de 1919.1 
À intensa actividade forense, foi buscar muita da riqueza psicológica das personagens que criou — foi acima de tudo dramaturgo, com mais de trinta peças escritas. Destaca-se a sua obra Recompensa, tendo sido quase sempre fiel a um realismo naturalista, por vezes extremo. Há em Ramada Curto certa preocupação de fundo moralizante e de critica social e de costumes, ainda hoje com momentos de interesse estético e ideológico.
Tem colaboração na II série da revista Alma nova 2 (1915-1918) começada a publicar em Faro no ano de 1914, bem como na revista Atlântida 3 (1915-1920) e na edição mensal do Diário de Lisboa 4 (1933).
Entre 1931 e 1932 foi o 32.º Presidente do Conselho da Ordem do Grande Oriente Lusitano.5"

Sem comentários:

Enviar um comentário