quarta-feira, 11 de março de 2015

Sond - CManhã/Aximage - PS á frente e A. Costa preferido para PM


António Costa continua como o preferido dos portugeses para primeiro-ministro e o PS continua o mais votado, a grande distância do PSD e com mais intenções de voto do que a coligação. Há, no entanto, uma oscilação negativa para todos os partidos, menos para CDU. O CDS mantém-se estável e parece ter passado ao lado das polémicas das últimas semanas

"Se as eleições legislativas fossem esta quarta-feira, o PS ganhava, com mais sete pontos percentuais, mas muito longe de uma maioria absoluta. O partido de António Costa não descola, apesar da recente polémica sobre a carreira contributiva do adversário, o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho. 
Segundo uma sondagem da Aximage para o Correio da Manhã,  o PS obtém 36,1 por cento dos votos, contra o PSD que fica abaixo da fasquia dos 30 por cento. Mas PSD e CDS juntos garantem 35 por cento, uma margem mínima contra António costa, que completa cem dias de liderança do PS. 
A polémica sobre as dívidas à Segurança Social e ao Fisco do primeiro-ministro começa a ter efeito com a sondagem realizada entre os dias 3 e 6 de março, depois do caso ter sido tornado público. Mas, os números não serão alheios a outra polémica, a do discurso de António Costa perante investidores chineses a defender que o País está melhor do em 2011, ano de governação socialista. 
O líder do PS mantém o primeiro lugar na confiança para chefe do Governo, mas perde pontos: 
Em Março, Costa somou 44,6 por cento. Agora tem 42,8 por cento. 
Do lado oposto, Passos Coelho mantém-se em queda com 35,5 por cento. 
Feitas as contas, só o CDS parece não sido ter beliscado com polémicas: passou dos 5,3 para os 6,1 por cento, entre fevereiro e março. 
A CDU é a grande vencedora ao subir dos 9,2 para os 10,7%
À Esquerda, Bloco de Esquerda, PDR e o Livre descem ligeiramente, mas sem impacto face à margem de erro." (Por Cristina Rita)

Sem comentários:

Enviar um comentário