quinta-feira, 26 de março de 2015

BdP: Economia aproveita euro fraco e petróleo barato para crescer mais

Boas notícias - Em todos os jornais, e segundo o Banco de Portugal (BdP), pode ler-se que instituição "prevê variação do PIB de 1,7% este ano, numa economia que usa a melhor conjuntura externa para conseguir crescer sem recorrer a mais endividamento". 
As razões: "Mais procura vinda do exterior, um euro perto da paridade com o dólar e preços dos combustíveis bastante mais baixos: são estes os três fatores que fazem com que o supervisor, replicando aquilo que já foi feito por outras instituições, tenha melhorado a sua previsão para o crescimento da economia portuguesa durante este ano e o próximo".
As teses do PS, desde 2011, iam no sentido de uma maior intervenção do BCE, porque essa seria a estratégia para injetar mais dinheiro em toda a economia europeia e baixar as taxas de juro, o preço do dinheiro. Com muito atraso e muitos problemas para o país está agora demonstrado que o PS sempre teve razão e que não tinha ficado mal ao governo ter acompanhado esse esforço em vez de diabolizar as propostas e perspetivas do PS.

Sem comentários:

Enviar um comentário