sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Sond. Sic/Exp - PS(38,1%)tem + 4,5% do que a coligação PSD/CDS (33,6%)

O PS tem +11,4% do que o PSD. António Costa continua a ser o líder partidário com melhor saldo de popularidade em Portugal (+12),o PR está a negativos (-1,2%) solidariamente com Passos Coelho (-9,9%)

Sondagem. CDS é o que mais desce, Marinho o que mais sobe
Estudo da Eurosondagem para o Expresso/SIC revela que PSD e CDS ficam a 4,5 pontos do PS.
Se as sondagens forem a pedra de toque nas negociações para o acordo pré-eleitoral da coligação, o CDS não tem bons números para apresentar. 
No estudo da Eurosondagem, o partido de Paulo Portas cai um ponto percentual. Não é muito? Bem, se pensarmos que o partido vale nesta altura 6,9% (menos 4,8 pontos do que conseguiu nas legislativas), um ponto não é uma queda menor.
Neste estudo, o CDS puxa para baixo a soma dos dois partidos. A pergunta é se este resultado pode complicar a difícil distribuição dos lugares.

Juntos, PSD e CDS têm agora 33,6% (há um mês tinham 34,8%), ficando a 4,5 pontos do PS. Mas se compararmos PSD e PS, o fosso é de quase 12 pontos. É verdade que os socialistas não descolam, mas é também um facto que se mantêm com uma vantagem confortável sobre o principal adversário.

Pequenos crescem
Sinal importante deste estudo é o crescimento do PDR de Marinho e Pinto e do Livre de Rui Tavares, ambos sem assento parlamentar. 
A nova força política de Marinho e Pinto sobe meio ponto percentual, e o partido de Tavares duas décimas. Juntos já valem mais que o Bloco de Esquerda. Mas este mês também o BE ganha fôlego. Será o efeito "je suis Syriza"?
Nota final para os resultados da popularidade. 
Aos olhos dos portugueses, Cavaco Silva volta a piorar o seu saldo. É, aliás, o único a registar um saldo negativo de opiniões. 
António Costa continua a ser o líder partidário com melhor saldo de popularidade em Portugal.


Ler mais: http://expresso.sapo.pt/sondagem-cds-e-o-que-mais-desce-marinho-o-que-mais-sobe=f910672#ixzz3RefPMArD

Sem comentários:

Enviar um comentário