sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

(Opinião) “Uma no Crato outra na ferradura”, mas nem isso

A disputa política quando perde o sentido transforma-se numa inutilidade. Nuno Crato é o exemplo vivo disso mesmo. Acossado pela polémica gerada por uma ditaProva de Avaliação de Conhecimentos e Capacidades”, aplicada aos professores com menos de cinco anos de docência, perdeu aquilo que o povo chama de “norte”.
Os recuos começaram logo no próprio universo de professores a envolver. Inicialmente era bem maior. Ficou reduzido ao que conhecemos. E a legalidade da prova, pelos objetivos a que se propunha, era mais do que dúbia.
Foi nesse sentido que se pronunciou o Tribunal Administrativo e Fiscal de Coimbra, através de acórdão que desnuda a contradição do governo, porque ao mesmo tempo que reconhece competência às instituições de ensino superior para a formação científica e didática dos professores, põe em causa a avaliação que as mesmas fizeram aos seus alunos durante anos. E concluiu, o acórdão, pela nulidade de todos os atos decorrentes do diploma (i)legal do ministro.
Nuno Crato, o primeiro responsável pelo início do ano letivo mais desorganizado de que há memória, não tem emenda. Nem o financiamento devido às escolas foi capaz de concretizar, colocando professores sem receber salários (alguns há mais de três meses), e tentando desculpar-se com o Tribunal de Contas cujo presidente veio, de imediato, desmenti-lo publicamente, afirmando que, para o efeito, não tinha pendente no seu gabinete qualquer pedido de visto do senhor ministro da Educação.
Foi muito fácil criticar os seus antecessores, mas tem sido bem difícil fazer melhor. O ministro de “falas mansas” ficará conhecido como um dos maiores erros de “casting” de Passos Coelho.
Com se tudo isto, só por si, não bastasse, Nuno Crato referiu-se aos professores em jeito de enxovalho, acusando-os com a tal hipérbole de “20 erros por frase”. Deixo-lhe a sugestão de não generalizar, de não confundir a árvore com a floresta, e, ao mesmo tempo, lembro-lhe uma notícia recente bem mais interessante para a educação em Portugal:
O programa "Professores Inovadores "elegeu onze professores portugueses entre 800, em todo o mundo, que foram considerados "campeões da integração de tecnologia na sala de aula", segundo Vânia Neto, do departamento da Educação da Microsoft, reconhecendo o esforço dos docentes para fazer a diferença no método de ensino.
E, continuando, “Paralelamente à distinção dos professores, a Microsoft também elege as escolas mais inovadoras. O Colégio Monte Flor, em Carnaxide, e o Agrupamento de Escolas de Freixo, em Ponte de Lima, são as representantes portuguesas na lista.”Podia ao menos, o ministro, dar “uma no Crato outra na ferradura”, mas nem isso!

DV 2015.02.04

Sem comentários:

Enviar um comentário