segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

As empresas alemãs só investiram mais em Portugal no ano 2000

Foi durante o governo de António Guterres. Os estrangeiros estão a investir menos em Portugal. No ano passado, entre janeiro e novembro, o investimento direto estrangeiro caiu para 3.827 milhões de euros (ME), uma quebra de mais de 23% em relação a 2013. 
A grande exceção foi a Alemanha - 2014 ficará, aliás, na história como o segundo melhor ano de investimento das empresas alemãs no nosso país nos últimos 19 anos, só superado pelo ano 2000. 
Nos primeiros 11 meses do ano, o investimento direto (IDE) alemão em Portugal atingiu 447 ME, um aumento de 37,6%. E, em termos acumulados, o valor total do IDE alemão em Portugal deverá ter ultrapassado, pela primeira vez, a barreira dos cinco mil ME. 
Portugal poderia tirar muito mais partido da disponibilidade de investimento dos empresários alemães, segundo defende a Câmara do Comércio e Indústria Luso-Alemã. Mas, para isso, é preciso "colocar Portugal no radar" dos investidores, particularmente em áreas como as tecnologias da informação ou a investigação e desenvolvimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário