sábado, 17 de janeiro de 2015

Son. Aximage/CM - PS lidera com mais votos que PSD/CDS juntos

O PS venceria as eleições (36,9%) com mais votos do que a direita (35,6%). O PS tem uma quebra ligeira, tal como a direita e o BE. PCP varia +0,1%. O partido de Marinho e Pinto (5,2%) e o Livre (3%), continuam a subir. Os dois têm 8,2%. António Costa sobe regista a melhor imagem, mas os líderes da coligação melhoram. Comparada com a Eurosondagem, confirma-se a tendência ganhadora do PS.






"É a primeira sondagem publicada que integra já os efeitos da prisão de José Sócrates. E segundo a Aximage, o impacto no PS é para já diminuto. Quanto à imagem de António Costa, os dados parecem ser contraditórios.
Foi um dos primeiros prognósticos, e dos mais partilhados, logo que se soube do detenção de José Sócrates: era um terramoto para o Partido Socialista, recém conquistado por António Costa, eleito secretário-geral quase em simultâneo.
O primeiro estudo de opinião publicado depois da detenção do primeiro-ministro projecta agora alguma luz sobre o seu impacto eleitoral: segundo o barómetro mensal da Aximage, cujo trabalho de campo foi efectuado entre 1 e 4 de Dezembro, a intenção de voto no PS cai ligeiramente de 38,5% para 37,4%. Porém, esta descida de 1,1 pontos percentuais é inferior à registada no mês anterior, de 1,7 pontos. Por outro lado, o PSD e o CDS não parecem beneficiar do caso pois as intenções de voto mantêm-se praticamente inalteradas.
Quanto ao efeito deste caso judicial na imagem de António Costa, os dados da Aximage são menos claros. Se, por um lado, a confiança do eleitorado em António Costa enquanto eventual primeiro-ministro cai de forma expressiva, por outro lado, a avaliação que lhe é feita enquanto líder partidário não só não cai, como até sobe ligeiramente (0,2 pontos).
Já a imagem de Pedro Passos Coelho e Paulo Portas melhora neste período, reforçando a tendência que vinha do mês anterior. Num intervalo de zero a 20, o eleitorado dá um 7 a Passos Coelho, o que compara com 5,8 no mês anterior. Paulo Portas, vice-primeiro-ministro e líder do CDS, passa de 6,3 para 7,2 valores. Ainda assim, continuam a ser os dois líderes partidários mais impopulares no barómetro da Aximage, com quase metade da nota que é dada ao líder do PS.

Marinho Pinto e Livre ganham força

Quem ganhou terreno no último mês foi o partido de Marinho Pinto (PDR) e o Livre, partidos novos que poderão ter beneficiado do descontentamento com o sistema político e partidos tradicionais. As intenções de voto no PDR duplicaram para 4,1%, ao passo que o Livre viu os "seus votos" subirem de 2,1% para 2,9%.

A subida destes dois partidos coincide com a descida acentuada do peso da abstenção. A percentagem de portugueses que tencionam abster-se nas legislativas caiu quatro pontos para 32,4%, o que indicia que estes partidos terão atraído sobretudo eleitorado descontente, que já não escolhia nenhum dos restantes partidos." 

Sem comentários:

Enviar um comentário