sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

SE Sérgio Monteiro sob pressão para sair

O PS admitiu a demissão do secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, pela transferência de um ‘swap' para o Estado, em nome da "coerência" com outras demissões neste Governo e exigiu que, para já, venha prestar esclarecimentos ao parlamento.
"Sérgio Monteiro terá que vir ao parlamento dar todas as explicações de uma atitude que nos parece promiscuidade entre o privado e o público, falta de transparência, que tem que ser explicada", exigiu a vice-presidente da bancada parlamentar do PS Ana Catarina Mendes.
Em declarações aos jornalistas no parlamento, Ana Catarina Mendes argumentou que "ao longo da comissão de inquérito sobre os ‘swap', que decorreu no ano passado, houve várias demissões por membros do Governo que tinham contratualizado ‘swap'".
"Resta ficar a pergunta se Sérgio Monteiro tem condições para continuar depois de ter prejudicado o Estado da forma como prejudicou", frisou, referindo que, após as explicações do secretário de Estado ao parlamento, "haverá ou não haverá coerência".
A deputada socialista afirmou que, de acordo com a imprensa, que cita um relatório do Tribunal de Contas sobre o comboio de alta velocidade (TGV), "Sérgio Monteiro transfere um prejuízo do privado para o Estado, ao transferir um ‘swap' para a responsabilidade do Estado causando assim prejuízo, mantendo o empréstimo ainda na esfera privada".
"Soma-se a isto a gravidade de ter sido uma ação praticada por Sérgio Monteiro enquanto o representante do setor privado antes de ir para o Governo e que quando vai para o Governo lesa o Estado ao transferir este ‘swap', agindo em causa própria", declarou.
Para Ana Catarina Mendes, "há a nacionalização de um prejuízo de um empréstimo, que se mantém privado, mas de um ‘swap' que lhe está associado e que passa para a transferência e para a responsabilidade do Estado". Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário