sábado, 24 de janeiro de 2015

José Junqueiro na EB2,3 de Souselo - Parlamento Jovem

Várias dezenas de jovens participaram na sessão do Parlamento Jovem que dinamizei em Souselo, freguesia e Vila do concelho de Cinfães. 

Foi na sexta-feira, dia em que não houve trabalhos na AR por força das jornadas do BE. Assim, aproveitei a manhã para estar com os jovens, ouvi-los e partilhar opiniões.

Foi recebido pelo diretor António de Almeida Morgado, amigo de há muitos anos, o responsável da ação foi Ricardo Costa Pinto e pela colega Elisabete Reinão 

Sublinho a elevada participação dos alunos, o trabalho dedicado dos professores e o bom ambiente existente. Tal como na EB2,3 de Cinfães, a maioria dos docentes não são do concelho e só quem conhece as difíceis acessibilidades poderá fazer ideia do esforço intenso dos professores, sobretudo no sempre rigoroso inverno.
Fiz uma breve explicação sobre a AR e depois introduzi o tema escolhido: "Combate ao insucesso escolar". 

Num diálogo muito participado foram muitas as questões colocadas e destaco o grau de maturidade de algumas propostas, muito em sintonia com o que se escreve sobre a matéria.

Por exemplo: mais e melhor participação das famílias, reflexão sobre a carga horária e
tempos letivos, definição atempada na colocação e estabilização do corpo docente, meios didáticos e tecnológicos adequados, entreajuda dos alunos, mais esforço individual, melhores hábitos de trabalho e disciplina, mais recursos humanos para reforço do apoio curricular, menos alunos nas salas de aula, entre muitas questões a que não faltou uma crítica direta ao ministério da Educação.



Sem comentários:

Enviar um comentário