terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Cinfães - Parlamento Jovem da Escola General Serpa Pinto

Mais de 200 jovens participaram na sessão do Parlamento Jovem que dinamizei em Cinfães. A professora Lúcia Silva foi a responsável da ação e nela participaram o diretor da escola, Manuel pereira, e a vereadora da câmara municipal, Graça Mouta, em representação do presidente Armando Mourisco.
Sublinho a elevada participação dos alunos, o trabalho dedicado dos professores e o bom ambiente existente. A maioria dos docentes não são do concelho e só quem conhece as difíceis acessibilidades a Cinfães poderá fazer ideia do esforço intenso dos docentes, sobretudo no sempre rigoroso inverno.
Após a abertura feita pelos membros da mesa, fiz uma introdução ao funcionamento da AR e depois introduzi o tema escolhido: "Combate ao insucesso escolar". No diálogo, muito participado, com os alunos, 2º e 3º ciclos, foram muitas as questões colocadas das quais destaco:
O que pode ser mudado na escola para melhor sucesso escolar: menos alunos por turma, programas curriculares mais compatíveis com o mercado de trabalho e com uma carga horária compatível com os tempos de deslocação à escola, introdução de uma disciplina de empreendedorismo, início atempado do ano escolar, mais participação dos pais, espaços adequados às matérias lecionadas, melhor logística para as atividades desportivas, entre outros.
O que alunos acham que podem fazer para ajudar ao sucesso escolar: estudo regular, mais atenção e melhor atitude na aula, entreajuda dos colegas nas aprendizagem, melhor aproveitamento do tempo disponível.









1 comentário:

  1. Louvo a iniciativa, que assinalou importantes reflexões!
    Um pormenor que estive para mencionar no auditório, prende-se com um tema que venho a abordar com os alunos há uns anos: SABER OUVIR é uma fonte fulcral no combate ao insucesso escolar. Prova foi o facto de toda uma plateia de alunos ter aproveitado a oportunidade dada para ouvir com atenção todos os intervenientes na sessão!

    ResponderEliminar