quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Deputados PS Viseu questionam Governo: redução do número de agentes da PSP

Os deputados do PS eleitos pelo círculo de Viseu, Acácio Pinto, José Junqueiro e Elza Pais, questionaram o governo (pergunta em anexo) relativamente à redução do número de efetivos da PSP na área de intervenção do Comando Distrital de Viseu.

«A falta de efetivos no Comando distrital da PSP de Viseu foi um dos temas centrais de uma reunião realizada entre o Sindicato Nacional de Polícia e o vice-presidente da Câmara Municipal de Viseu (foto anexa).
Este é um tema recorrente que ao longo do tempo tem preocupado quer a própria estrutura da PSP quer as autarquias das áreas de influência da PSP, Viseu e Lamego.
Aliás, esta questão já mereceu, nesta legislatura, uma pergunta ao Ministro da Administração Interna, por parte dos deputados do PS de Viseu, em 25.07.2012, que na sua resposta enquadrou o número de efetivos de um território com o peso da atividade operacional e com o número de ocorrências, mas assumiu, à data, que se iria reforçar o número de efetivos do comando depois de concluído o novo curso de formação de agentes que iria decorrer, à época.
Ora, sabendo-se como se sabe que a média etária dos efetivos do Comando Distrital de Viseu da PSP é muito elevada, rondando os 48 anos, com as inerentes consequências desse facto, e sabendo-se que anualmente há agentes que se aposentam, impõe-se que exista um planeamento adequado por parte do Ministério da Administração Interna que evite que este comando seja, constantemente, confrontado com a escassez de efetivos para fazer face às inúmeras missões atribuídas à PSP.
Segundo dados do Sindicato Nacional de Polícia, veiculados pela comunicação social, só durante o corrente ano ter-se-ão aposentado na área do Comando Distrital de Viseu da PSP “mais de duas dezenas de agentes”, sem que a reposição fosse efetuada nos mesmos termos, o que pode colocar em rutura o policiamento de proximidade bem como o cumprimento do contrato local de segurança.
Face ao que precede os deputados do PS eleitos pelo círculo eleitoral de Viseu vêm, nos termos constitucionais e regimentais, questionar a Ministra da Administração Interna nos seguintes termos:
1. Quando vai ser aumentado o número de efetivos no Comando Distrital da PSP de Viseu para fazer face às missões que estão incumbidas à polícia nas suas áreas de influências, nos concelhos de Viseu e de Lamego


Sem comentários:

Enviar um comentário