quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Comunicado PS Viseu - Autoestrada Viseu-Coimbra

COMUNICADOEste Governo, três anos e meio depois da sua posse, vem dizer uma redundância: a ligação Viseu-Coimbra é prioritária e fica incluída no Plano Estratégico de Transportes e Infraestruturas (PETI3+).
Surpreende-nos, pois, que o presidente da câmara de Viseu, em nome da maioria, se congratule com uma redundância e, ao mesmo tempo, sinta “mágoa às pinguinhas” pela futura autoestrada vir a ser construída ao mesmo ritmo, às pinguinhas, como se o Governo sofresse de “cistite rodoviária”.
Infelizmente nem a esse ritmo, nem a outro, foi assegurada a autoestrada. Só nos foi oferecida - “de letra” - na campanha eleitoral do atual presidente da câmara de Viseu e, posteriormente, em dose reforçada na moção aprovada na assembleia municipal, garantida sem portagens e com financiamento comunitário de 85%.
O PS tinha apresentado um texto no mesmo sentido, mas considerando a existência de portagens como fonte de financiamento por ser sua convicção de que a oportunidade dos dinheiros comunitários tinha passado.
Para que houvesse uma fusão dos dois textos e uma votação unânime o PSD exigiu que o PS retirasse do texto a referência às portagens. E assim foi, certos de que o PSD sabia algo mais do que todos os outros.
Antes disso, em Coimbra, deputados, autarcas e dirigentes do PS dos dois distritos reuniram-se para analisar o IEVA (infraestruturas de elevado valor acrescentado), encomendado pelo governo, que já elegia esta autoestrada como prioridade e concluíram:
Podemos, portanto, dizer que este relatório do grupo de trabalho, nomeado pelo Governo, ao assumir que o IP 3 é uma das vias prioritárias a executar neste plano 2014-2020 mais não faz do que assumir o óbvio, mas com atraso. Ou seja, com estas tergiversações, o governo o que fez foi adiar por mais de dois anos um processo sobre o qual ninguém, repetimos, ninguém tinha dúvidas sobre a sua absoluta prioridade”.
E neste contexto os deputados questionaram o Governo: “Sendo o IP3 uma infraestrutura prioritária no relatório 2014-2010 do IEVA  (infraestruturas de elevado valor acrescentado), qual é o cronograma concreto, que o governo tem, para a construção da autoestrada, com um traçado completamente novo, entre Coimbra e Viseu?
A resposta é clara: não há cronograma, porque não há autoestrada. Ficaremos com as falsas promessas do PSD, lamentando o “paradoxismo” de quem se congratula com coisa nenhuma e as “pinguinhas de mágoa” do presidente da câmara.


O Secretariado da Concelhia do PS Viseu

Sem comentários:

Enviar um comentário