quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

António Costa visitou hoje José Sócrates

António Costa fez uma "uma visita pessoal e de amigo" a José Sócrates. Ao sair disse que "As pessoas conhecem a sua personalidade. Ele é um lutador e está, naturalmente, em luta pelo que acredita ser a sua verdade". 

Reiterou que o "PS deixou claro que uma coisa são os sentimentos, outra coisa é a necessidade do partido se concentrar na sua função que é a de ser alternativa"

Lembrou a necessidade "de deixar a justiça funcionar em todos os seus valores, assegurando a presunção de inocência, que a defesa disponha de igualdade de circunstâncias e que o segredo de Justiça seja preservado", porque, (...) "estes princípios são "normais num estado democrático" e é uma tarefa para a qual "todos somos chamados a contribuir".




Viseu: Vereadores do PS requerem todo o processo do funicular

Os vereadores do PS informaram ainda que vão enviar um requerimento ao presidente do câmara para, em definitivo, conhecerem os custos globais do "funicular" (estimados em mais de 5 M€), os encargos anuais e a base do contrato que viabilizou a manutenção, operação e condução e os gastos de 300 mil euros anuais.

Viseu: PS vota contra contratação por empresas de trabalho temporário

Declaração de voto - "Os vereadores do PS votaram contra a proposta de contratação da empresa de trabalho temporário, inserida no pronto 15 da ordem de trabalhos, que fará o provimento de lugares na Rede Municipal de Museus,  Núcleo de Informação e Comunicação (NIC), serviços de turismo e “outros”,  por entenderem que o procedimento correto seria o do “concurso público”, em nome dos princípios da transparência, igualdade de oportunidades e estabilidade no emprego." 

Viseu: Câmara, Assembleia e Juntas de Freguesia despedem-se de 2014

O refeitório das Obras Sociais serviu a tradicional ceia de natal em que participaram todos os eleitos locais dos diferentes órgão autárquicos. Os vereadores do PS, deputados municipais e presidentes de junta marcaram presença.

Ambiente descontraído que terminou com as intervenções dos presidentes da câmara e assembleia municipal, respetivamente. Como ainda estamos em época natalícia não se farei comentários, mas a tentação é grande. Bom 2015.










domingo, 28 de dezembro de 2014

Malásia - 3º acidente aéreo no espaço de um ano

A confirmar-se a pior das hipóteses, o avião da Air Asia que hoje desapareceu com 162 pessoas a bordo fará elevar para quase 700 o número de mortos, num único ano, em três acidentes distintos.
O avião fazia a ligação entre a Indonésia e Singapura e terá pedido para mudar de altitude devido às condições climatéricas. Escreve agora o The Mirror que após essa comunicação o avião desapareceu dos radares, mas sem ter emitido qualquer pedido de ajuda.
O avião que agora está desaparecido, pertence à Air Asia, uma companhia de baixo custo que é liderada pelo empresário malaio e de ascendência portuguesa Tony Fernandes
Este é o terceiro de três grandes incidentes a envolverem companhias aéreas da Malásia este ano.
O voo MH370, da Malaysia Airlines, com 239 pessoas a bordo, despareceu em março, quando fazia a ligação entre Kuala Lumpur e Pequim. O aparelho continua desaparecido.
Em julho, um segundo aparelho da mesma companhia, que operava o voo MH17, foi alegadamente derrubado no leste da Ucrânia, provocando a morte das 298 pessoas a bordo

Desemprego Juvenil e Novas Políticas em debate nas termas de SP do Sul

Foi uma iniciativa de André Matias, da JS, que levou no sábado, ao salão do balneário Rainha D. Amélia, militantes e simpatizantes do PS. A sessão teve como objetivo debater "Novas Políticas", oferecer contributos para combater o desemprego juvenil. Vítor Figueiredo, o presidente da câmara, abriu os trabalhos. 
Depois intervieram  Nelson Abreu, country manager da Danone Angola, Rafael Guimarães João Torres, secretário-geral da JS, António Borges e o professor de direito da universidade de Lisboa, Eduardo Vera Cruz Pinto. 
Do público as primeiras intervenções vieram dos deputados ElzaPais, José Junqueiro e Acácio Pinto
"Participaram ainda a presidente do departamento federativo das mulheres socialistas, Lúcia Silva, o presidente da associação académica de Coimbra, Bruno Matias, os membros da federação do PS, Fátima Lopes e Filipe Nunes, a presidente da concelhia de Viseu do PS, Adelaide Modesto e da JS, Manuel Mirandez, bem como o presidente da concelhia, do PS, anfitriã, António Casais, juntamente com autarcas socialistas da câmara e da assembleia municipal.
Ainda se associaram vários elementos da JS distrital e nacional: José Pedro Gomes, Vítor Simão, Marina Gonçalves, Rui Lages e Tiago Gonçalves, entre outros."

 André Matias, Eduardo Vera Cruz, Vitor Figueiredo, Nelson Abreu



sábado, 27 de dezembro de 2014

Passos Coelho, o Pai Natal e as nuvens negras

"Nuvens negras" é coisa  que o meteorologista político Passos Coelho afasta do continente e das regiões autónomas em 2015, pelo menos até às eleições. 

Até lá, céu azul, muito sol e temperaturas amenas vão marcar o ambiente no país. Foi esta a mensagem de Natal do primeiro-ministro. Isto quer dizer o quê?

Que os trabalhadores da segurança social não vão ser despedidos, que a idade da reforma não vai aumentar, que vão terminar em janeiro os cortes nos salários, a TAP não será privatizada, os cortes nas políticas sociais, educação e saúde vão acabar, que terminam definitivamente as centenas de milhões de euros pagos em estudos e pareceres aos gabinetes do costume, que o desemprego vai baixar virtuosamente, sem recurso à maquilhagem dos estágios ou emigração ... que a dívida vai ser amortizada, sobretudo à custa do crescimento que não dos impostos sobre as pessoas singulares ou coletivas... Parabéns, até porque estamos habituados em que acerte em todas as previsões!!!



quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

TAP - A greve levantou voo (ainda bem). Mas por que motivo?

Perguntava, há dias, se seria justificável uma greve na TAP (http://gotadeagua53.blogspot.pt/2014/12/justifica-se-este-greve-na-tap.html)
E respondi dizendo "Pode ter justificação, mas não se compreende que aconteça. A empresa está numa situação financeira de quase "não retorno".

Os sindicatos justificavam dizendo que a ação era contra a privatização. Muito bem, mas, afinal, a privatização mantém-se e será feita a 66%. 

E um "grupo de estudo" acordado entre o Governo e 9 dos 12 sindicatos, com uma requisição civil "à perna", foi a porta de saída para o problema. 

Concluindo: foi bom não haver greve, mas não foi pela razão da privatização. O que terá sido realmente? Espírito patriótico ou uma ignorada cedência corporativa? O tempo dirá!!!

CR7 eleito o melhor do ano com 74% - The Guardian

"O português Cristiano Ronaldo foi eleito o melhor futebolista de 2014 pelo jornal inglês The Guardian, numa votação na qual participaram 73 júris, de 28 países, incluindo Hernan Crespo, Slaven Bilic ou Gilberto Silva.
O "capitão" da seleção lusa sucede ao argentino Lionel Messi, do FC Barcelona, que tinha sido o melhor em 2012, com 100 por cento dos votos para o primeiro lugar, e em 2013, com 60 por cento, contra 20 do jogador do Real Madrid.
Numa votação que elegeu os 100 melhores do ano, Cristiano Ronaldo foi votado em primeiro lugar por 74 por cento dos júris, com Lionel Messi a ser segundo, com 12 por cento, e o guarda-redes alemão Manuel Neuer terceiro, com oito ..."

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Casa de Saúde promoveu Natal Solidário na Pousada de Viseu

Jovens da novela "Mar Salgado" (SIC), João, Inês e Catarina, participaram numa tarde de animação, organizada pela drª Adelina Coelho, responsável da Casa de Saúde de Viseu. 

Envolveu música e desfile de moda com os jovens dos lares de S. José, Sto António e Sta Teresinha e ainda distribuição de vestuário. Desde o fado até aos Wifi, passando pela dança, foi possível ouvir um pouco de tudo. 

Silvia Mitev, búlgara de nascimento, portuguesa por afinidade, fadista com talento, foi, tal como os jovens da novela "Mar Salgado", uma das surpresas da tarde. Cantou alguns dos temas do seu CD "Caminho".

Assistiu muito público, entre o qual os responsáveis das instituições envolvidas, os deputados, os presidentes de câmara de Viseu, Mangualde e vereadores. A Casa de Saúde de Viseu está de parabéns pela iniciativa.







domingo, 21 de dezembro de 2014

Na receção ao primeiro-ministro de Cabo Verde em Viseu

Conjuntamente com o vereador do PS, João Paulo Rebelo, participei na receção ao primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, que  ali esteve a convite da autarquia de Viseu que se encontra geminada  com São Filipe, situada na ilha do Fogo, palco da atual erupção vulcânica

Vinha acompanhado da ministra das Comunidades e da embaixadora em Portugal.

A Câmara de Viseu comprometeu-se a ajudar na reabilitação da ilha do Fogo, em Cabo Verde, e a mobilizar a população para participar numa campanha de solidariedade de recolha de bens alimentares e materiais de construção.



José Maria Neves no uso da palavra

Deputados do PS Viseu na inauguração da GNR de Penedono

Os deputados do PS Acácio Pinto e José Junqueiro, estiveram presentes no dia 20 de dezembro na inauguração do novo quartel da GNR de Penedono, uma obra há muito reclamada e que agora vê a luz do dia depois de uma excelente adaptação, da antiga escola primária local, a quartel.o investimento atingiu meio milhão de euros.

Esta inauguração foi presidida pelo secretário de estado adjunto da ministra da administração interna, Fernando Alexandre e contou com a presença de muitas entidades e autarcas da região, de que destaco o presidente da câmara de Penedono, Carlos Esteves, demais vereadores, a presidente da assembleia municipal e presidentes de junta de freguesia, o comandante distrital da ANPC e o comandante dos bombeiros de Penedono.






sábado, 20 de dezembro de 2014

PS distrital - Ceia de Natal com muitas centenas socialistas

Participei no jantar de Natal do PS Distrital em Viseu, no dia 17, em Viseu, concelhia presidida por Adelaide Modesto. Os nossos camaradas deputados, Acácio Pinto e Elza Pais, apesar de retidos em trabalhos parlamentares na AR até às 18h, fizeram questão em, mais uma vez, estarem presentes num momento importante para o PS.
Foram centenas os militantes e simpatizantes que responderam ao convite do presidente da federação, António Borges, e a sala rapidamente se tornou pequena demais para tantos participantes, mobilização natalícia que há muito não se via. 
Intervieram Lúcia Silva, José Eduardo Ferreira, José Morgado, João Azevedo e António Borges que conjuntamente com os demais presidentes de câmara e os dois anteriores presidentes de federação, preencheram a mesa central. 
Ficam os meus votos de Bom Natal e um Novo Ano em que, como diz António Costa, se espera cumprir o adágio popular "Ano Novo, Vida Nova", com o PS no Governo.